Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096567
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2017
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CORNEJO, F. E. P.
NOGUEIRA, R. I.
SÁ, D. de G. C. F. de
SOUZA, R. T. de
MAIA, J. D. G.
RITSCHEL, P. S.
Additional Information: FELIX EMILIO PRADO CORNEJO, CTAA; REGINA ISABEL NOGUEIRA, CTAA; DANIELA DE GRANDI C FREITAS DE SA, CTAA; REGINALDO TEODORO DE SOUZA, CNPUV; JOAO DIMAS GARCIA MAIA, CNPUV; PATRICIA SILVA RITSCHEL, CNPUV.
Title: Dimensionamento e construção de secador para produção de uvas passas brasileiras.
Publisher: In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HORTICULTURA, 1., 2018, Lisboa. 29 Actas Portuguesas de Horticultura. Lisboa: APH, 1 a 4 nov. 2017. p. 140.
Language: pt_BR
Keywords: Secagem de frutas
Secador de cabide
Uvas de mesa
BRS Clara
BRS Linda
BRS Morena
Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil
Description: No Brasil a produção de frutas responde por 25% do agronegócio e lidera as estatísticas de geração de empregos e de números de estabelecimentos industriais. A transformação das frutas seja em escala industrial ou artesanal agrega valor e incrementa a comercialização da produção agrícola. A produção de uvas sem sementes se iniciou na década de 1990 e a Embrapa Uva e Vinho vêm desenvolvendo pesquisas de melhoramento genético para obtenção de cultivares de uvas de mesa apirênicas adaptadas às condições edafoclimáticas do país para assim tornar sua colheita mais regular e viabilizar a comercialização de forma mais sustentável. A uva pode ser consumida na forma fresca e utilizada na elaboração de vinho, suco, destilado, vinagre, geleia e passa (desidratada) aumentando significativamente seu tempo de conservação. Uva passa é fonte de açucares, ferro, vitaminas e minerais, sendo importada, no Brasil, da Argentina, Chile, EUA, África do Sul, Emirados Árabes e Irã. O objetivo deste trabalho foi dimensionar e construir um equipamento para a obtenção de uva passa de boa aceitação sensorial a partir de genótipos selecionados do Programa de Melhoramento Genético ?Uvas do Brasil?. O equipamento foi construído totalmente em aço inoxidável, dispondo de dois compartimentos: uma cabine na parte superior contendo as bandejas e na parte inferior um compartimento onde foram instalados os sistemas de aquecimento e ventilação. É constituído por dois painéis de placas perfuradas com regulagem do diâmetro dos furos para controlar a mistura da entrada e saída do ar de secagem. A grande vantagem deste sistema em relação aos equipamentos existentes é a inclusão de um conjunto específico de dispositivos que garantem a uniformidade do processo de secagem. Dentre as cultivares brasileiras de uvas de mesa, BRS Clara, BRS Linda e BRS Morena foram identificadas com potencial de elaboração de passas. Palavras chave: agregação de valor, secagem de frutas, secador de cabine
Thesagro: Uva
Agregação de Valor
Secador
Data Created: 2018-09-28
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CornejoACTAsPortuguesas1592018.pdf20,21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace