Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097553
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrobiologia - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: COELHO, M. S.
GUERRA, J. G. M.
ESPINDOLA, J. A. A.
PACHECO, S.
BORGUINI, R. G.
GODOY, R. L. de O.
Additional Information: MONALISA SANTANA COELHO DE JESUS, CTAA; JOSE GUILHERME MARINHO GUERRA, CNPAB; JOSE ANTONIO AZEVEDO ESPINDOLA, CNPAB; SIDNEY PACHECO, CTAA; RENATA GALHARDO BORGUINI, CTAA; RONOEL LUIZ DE OLIVEIRA GODOY, CTAA.
Title: Teor de carotenoides de três variedades de batata-doce (Ipomoea batatas L.) cultivadas sob sistemas de produção orgânico e convencional.
Publisher: Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, p. 1-7, Jul. 2018.
Language: pt_BR
Notes: ANAIS CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE AGROECOLOGIA, 6.; CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 10.; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO, 5., 2017, Brasília, DF. Agroecologia na transformação dos sistemas agroalimentares na América Latina: memórias, saberes e caminhos para o bem viver: anais. Brasília, DF: Associação Brasileira de Agroecologia, 2017. Apresentado também no CONGRESSO LATINO-AMERICANO, 6.; CONGRESSO BRASILEIRO, 10.; SEMINÁRIO DO DF E ENTORNO, 5., 2017, Brasília, DF. Agroecologia. Brasília, DF, 2017.
Keywords: Cultivo orgânico
Cultivo convencional
Beta caroteno
Description: A batata-doce é um alimento nutritivo, de fácil cultivo, com variedades ricas em β-caroteno, pró-vitamina A, com potencial para corrigir hipovitaminose A, causa de cegueira e mortalidade em populações carentes. Estudos relacionam o sistema orgânico de cultivo com o aumento de carotenoides em vegetais comparados àqueles de sistema de cultivo convencional. Com o objetivo de investigar a relação entre os sistemas orgânico e convencional com o teor de carotenoides, este trabalho cultivou três variedades de batata-doce, Rosinha de Verdan, IAPAR 69, e uma variedade de polpa amarelada (adquirida de produtor de Cachoeiras de Macacu, RJ, Brasil) e avaliou o teor de carotenoides totais de cada variedade nos dois sistemas. Os teores de carotenoides foram mais altos nas batatas-doces orgânicas, embora a incidência de broca-da-raiz maior, o que pode ter acarretado o aumento desses compostos do metabolismo secundário da planta, devido ao estresse causado pela praga ou outros fatores edafoclimáticos.
Data Created: 2018-10-16
ISSN: 2236-7934
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Teordecarotenoidesdetresvariedadesdebatatadoce.pdf476,12 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace