Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1098141
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SIMEONE, M. L. F.
SOUZA, E. de A.
PARRELLA, R. A. da C.
DAMASCENO, C. M. B.
SCHAFFERT, R. E.
Additional Information: MARIA LUCIA FERREIRA SIMEONE, CNPMS; Universidade Federal de São João Del Rei; RAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS; CYNTHIA MARIA BORGES DAMASCENO, CNPMS; ROBERT EUGENE SCHAFFERT, CNPMS.
Title: Uso da espectroscopia no infravermelho próximo para qualificação do sorgo biomassa para energia.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 22.; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 17., 2018, São Paulo. Anais. São Paulo: Associação Brasileira de Engenharia Química, 2018.
Language: pt_BR
Description: O sorgo do tipo biomassa é uma cultura que apresenta grande potencial como fonte de biomassa para geração de energia, em função de sua alta produtividade, tolerância à seca e por ser mecanizável. Assim, a cultura é uma alternativa de biomassa vegetal para ser utilizada em processos de cogeração de energia elétrica. O objetivo do trabalho foi desenvolver modelos de calibração multivariada, utilizando a espectroscopia no infravermelho próximo, para análise do teor de carbono, nitrogênio, cinzas, poder calorífico superior, glicose, xilose e arabinose em sorgo biomassa. As amostras foram analisadas por métodos de referência e os resultados associados ao espectro de infravermelho próximo (NIR) de cada amostra. Em seguida, foram desenvolvidos, para cada constituinte, os modelos de calibração multivariada utilizando o algoritmo PLS (Partial Least Square). Os indicadores estatísticos utilizados para avaliar o desempenho e validação dos modelos foram: raiz quadrada do erro médio de calibração ? RMSEC, raiz quadrada do erro médio de validação cruzada ? RMSECV, raiz quadrada do erro médio de predição ? RMSEP e R2 (coeficiente de determinação para o conjunto de calibração e validação). Também foram avaliadas a relação de desempenho do desvio - RPD e a razão de intervalo de erro ? RER. Obtevese uma boa correlação entre os valores previstos pelo modelo e os valores obtidos pelo método de referência para todas as propriedades avaliadas tanto para as amostras do conjunto de calibração (RMSEC) como para as do conjunto de validação externa (RMSEP). Também foram obtidos valores de RPD e RER, respectivamente, acima de 3 e de 10, para todos os constituintes analisados, sendo assim, considerados adequados para a realização das análises quantitativas de composição química na qualificação do sorgo biomassa como fonte de matéria-prima para cogeração de energia.
Thesagro: Composição Química
Método de Análise
Análise Química
Energia Elétrica
Sorghum Bicolor
Year: 2018-10-24
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Usoespectroscopia1.pdf70,82 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace