Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1098247
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RYBKA, A. C. P.
LIMA, A. de S.
CASTRO, C. D. P. da C.
Additional Information: ANA CECILIA POLONI RYBKA, CPATSA; ARLETE DE SOUSA LIMA, Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão), Tecnologia em Alimentos, Petrolina; CLIVIA DANUBIA PINHO DA C CASTRO, CPATSA.
Title: Geleia de manga Tommy Atkins adicionada de fibras: aceitação sensorial.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 26., 2018, Belém, PA. O uso consciente da biodiversidade: perspectivas para o avanço da ciência e tecnologia de alimentos. Belém, PA: SBCTA:UFPA, 2018.
Language: pt_BR
Keywords: Frutooligossacarídeos
Geleia de manga
Agroindústria
Aceitação
Planejamento experimental
Description: A mangicultura na região semiárida se destaca no cenário nacional pela possibilidade de escalonamento da produção durante o ano, devido às condições climáticas e às tecnologias para o manejo da floração, com irrigação, podas e retardantes vegetais. A existência de matéria-prima na região, resultado de perdas no agronegócio da manga, aparece como uma vantagem competitiva para uma indústria de processamento. O objetivo deste trabalho foi a elaboração de geleia de manga com diferentes porcentagens de substituição da sacarose por frutooligossacarídeos comerciais (FOS), que possuem conhecida ação funcional e poder adoçante. O experimento foi conduzido no Laboratório de Processamento de Alimentos da Embrapa Semiárido através do delineamento composto central rotacional. As etapas utilizadas na elaboração da geleia foram: seleção, lavagem e sanitização, descascamento, extração da polpa, formulação, concentração, envase e análise sensorial por meio de teste de aceitação. As formulações mais bem aceitas foram as com maior teor de sacarose e menor de FOS ou com menos sacarose e maior teor de FOS. A formulação com zero adição de sacarose obteve baixa aceitação do atributo ?Aparência?.
Thesagro: Manga
Geléia
Data Created: 2018-10-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaCecilia2.pdf266,64 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace