Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1098968
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BOTELHO, S. de C. C.
BOTELHO, F. M.
ANTONIO, D. B. A.
WRUCK, F. J.
ALMEIDA, L. C. B. de
SANTOS, R. A. dos
Additional Information: SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT; FERNANDO MENDES BOTELHO, UFMT, SINOP; DIEGO BARBOSA ALVES ANTONIO, CPAMT; FLAVIO JESUS WRUCK, CPAMT; LAYANNE CRISTINA BUENO DE ALMEIDA, UFMT, SINOP; RENATA ANDRADE DOS SANTOS, UFMT, SINOP.
Title: Qualidade de Grãos de Soja Cultivados em Sistema de Integração Lavoura-Floresta.
Publisher: In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE PÓS-COLHEITA, 7; SIMPÓSIO PARANAENSE DE PÓS-COLHEITA DE GRÃOS, 10, 2018, Londrina. Anais... Londrina: ABRAPOS, 2018. Trabalho 142. p. 1057-1062.
Language: pt_BR
Notes: Organizado por Irineu Lorini, Marcelo Alvares de Oliveira, Lêda Rita D'Antonino Faroni, Vildes Maria Scussel.
Keywords: Integração lavoura-floresta
Propriedades físicas
Sistemas integrados
Mato Grosso
Marcelandia
Description: A integração lavoura-floresta é um dos sistemas de produção que integra os componentes florestal e agrícola, principalmente, por meio da consorciação e tem como objetivo o desenvolvimento sustentável dos componentes do sistema produtivo. Objetivou-se, com este trabalho, avaliar as propriedades físicas, fisiológicas e a constituição química de grãos de soja cultivados em consórcio com o eucalipto no sistema de integração lavoura-floresta (silviagrícola). O sistema de integração lavoura-floresta foi instalado em outubro de 2011 em uma fazenda no município de Marcelândia, MT, com três linhas de eucaliptos, espaçados de 3,5 m x 3,0 m, em três blocos. Os renques de eucalipto foram distanciados em 24 m, com densidade de 323 árvores por hectare. As linhas de eucalipto foram plantadas seguindo orientação norte-sul. Para análise dos grãos, da safra agrícola 2016/2017, foram obtidas amostras de oito posições na parcela (na forma de transecto), ou seja, 4 distâncias em relação ao renque de eucalipto (1,0, 4,67, 8,33 e 12 m) e 2 faces (lado leste e lado oeste). Uma amostra de mesma dimensão de soja solteira (monocultura), cultivada na mesma fazenda e sob os mesmos tratos culturais, foi obtida sendo a testemunha de comparação. De modo geral, conclui-se que o sistema de integração lavoura-floresta influencia na produção dos grãos de soja, apresentando menores valores de produtividade em relação ao sistema de monocultura. Além disso, o sistema integrado proporcionou alterações em algumas características físicas, fisiológicas e químicas dos grãos.
Thesagro: Glycine Max
Eucalipto
Data Created: 2018-11-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018cpamtsilviabotelhoqualidadegraosojacultivadasistemailf.pdf250,33 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace