Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1098972
Título: Análise dos benefícios econômicos da diversificação da produção em sistemas de integração lavoura-pecuáriafloresta.
Autoria: REIS, J. C. dos
KAMOI, M. Y. T.
MICHETTI, M.
WRUCK, F. J.
Afiliação: JULIO CESAR DOS REIS, CPAMT; MARIANA YUMI TAKAHASHI KAMOI, REDE DE FOMENTO EM ILPF; MIQUEIAS MICHETTI, SENAR MT, CUIABA; FLAVIO JESUS WRUCK, CPAMT.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 56., 2018, Campinas. Transformações recentes na agropecuária brasileira: desafios em gestão, inovação, sustentabilidade e inclusão social: anais. Brasília, DF: SOBER, 2018.
Páginas: Não paginado.
Conteúdo: O mercado de commodities apresenta grande variação de preços ao longo do tempo, o que implica em elevado grau de risco de mercado para os produtores. O sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) tem sido considerado uma estratégia promissora para minimizar riscos via diversificação da produção e, ao mesmo tempo, proporcionar retornos econômicos maiores. Utilizou-se de um modelo VAR, funções impulso-resposta e análise da decomposição da variância para verificar se os mercados das principais commodities utilizadas nos sistemas de integração (soja, milho, algodão e boi gordo), em Mato Grosso, se relacionavam no curto e/ou no longo prazo. Após observar que os mercados se mostram independentes, e partindo da abordagem dos benefícios da diversificação proposta por Markowitz (1952), a não relação entre os mercados é positiva para um sistema de integração e, também, funcionando como um instrumento mitigador de risco econômico. Para verificar de que forma a diversificação poderia minimizar possíveis prejuízos, realizou-se uma análise de sensibilidade com os indicadores: Índice de Lucratividade (IL) e Valor Presente Líquido anualizado (VPLa) de três diferentes sistemas de produção: um sistema (iLPF) implementado na região nordeste de Mato Grosso e duas fazendas representativas para sistemas exclusivos: uma de lavoura com produção de soja e milho segunda safra e outra de pecuária de corte com sistema de cria, para a mesma região. Observou-se que o sistema iLPF apresentou resultados superiores (IL) de 1,52 enquanto o sistema de lavoura apresentou (IL) 1,04 e o sistema de pecuária (IL) 1,02. Ao simular variações nos preços de venda da soja e do boi, observou-se que, além de resultados econômicos melhores, o sistema iLPF apresentou menores variações nos indicadores econômicos, resultado importante para o planejamento de longo prazo.
Thesagro: Análise Econômica
Palavras-chave: Ilpf
Integracao lavoura-pecuaria-floresta
Sistema integrado
Diversificação de risco
Sistemas iLPF
VAR model
Modelo VAR
Risk diversification
Mato Grosso
Notas: SOBER 2018.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018cpamtjulioreisbeneficioeconomicodiversidadeproducaosistemailpf.pdf998,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace