Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1099038
Título: O "poder simbólico" do veículo automotor: desafio para mobilidade urbana sustentável.
Autoria: GUEDES, T. R. O. N.
ARAGÃO, L. A.
ARRUDA, M. R. de
FRAXE, T.
Afiliação: Thalita Renata O. N. Guedes, Doutoranda UFAM; Leonardo A. Aragão, Mestrando UFAM; MURILO RODRIGUES DE ARRUDA, CPAA; Therezinha Fraxe, UFAM.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA, 5., 2018, Manaus. Anais... Manaus: UFAM, 2018.
Páginas: p. 1-8.
Conteúdo: Este artigo é resultado das discussões e reflexões suscitadas durante a disciplina Sustentabilidade e Sociedade, do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Ao longo do texto, pretende-se estabelecer a relação entre o ?poder simbólico? conceituado por Pierre Bourdieu e o uso do veículo automotor no Brasil. Contudo, para situar tal relação foi necessário contextualizar as cidades, enquanto ?espaços sociais?, onde esse poder se materializa. Assim, este trabalho, produto de uma pesquisa bibliográfica, discorre sobre as lutas estabelecidas nos ?campos do poder?, trazendo a compreensão de que as lutas travadas diariamente - entre condutores e pedestres, ciclistas e motociclistas - é reflexo do ideário da classe dominante nas cidades, presentes também no planejamento ou não das vias de circulação. Ao mesmo tempo, discorre sobre a evidente necessidade da efetivação da política pública de mobilidade urbana sustentável, a partir da análise dos critérios de sustentabilidade de Ignácio Sachs.
Palavras-chave: Mobilidade Urbana
Notas: SICASA 2018.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SICASA2018MOBILIDADE.pdf318,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace