Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1099162
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: HENRIQUES, G. S.
CAMPELO, F. A.
LACERDA, I. C. A.
ARAÚJO, R. L. B. de
QUEIROZ, V. A. V.
SIMEONE, M. L. F.
Additional Information: Gilberto Simeone Henriques, Universidade Federal de Minas Gerais; Flávia Assunção Campelo, Universidade Federal de Minas Gerais; Inayara Cristina Alves Lacerda, Universidade Federal de Minas Gerais; Raquel Linhares Bello de Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais; VALERIA APARECIDA VIEIRA QUEIROZ, CNPMS; MARIA LUCIA FERREIRA SIMEONE, CNPMS.
Title: Caracterização química e determinação da capacidade antioxidante de genótipos brasileiros de sorgo (Sorghum bicolor L.).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 26., 2018, Belém, PA. O uso consciente da biodiversidade: perspectivas para o avanço da ciência e tecnologia de alimentos. Belém, PA: SBCTA:UFPA, 2018.
Language: pt_BR
Keywords: Potencial funcional
Description: O sorgo é um cereal que apesar de ser pouco utilizado na alimentação humana, possui composição química similar à cereais de uso convencional como milho, trigo e arroz. É considerado fonte de minerais e compostos fenólicos, contribuindo positivamente para atividade antioxidante, sendo benéfico à saúde humana. O objetivo deste trabalho foi caracterizar quimicamente sorgo dos genótipos BRS 332 e SC 319 (EMBRAPA Milho e Sorgo Sete Lagoas MG), determinar o teor de taninos, compostos fenólicos e atividade antioxidante por três metodologias distintas ABTS, FRAP e DPPH. Os resultados demonstraram que os sorgos apresentaram teor superior de carboidrato e similar de proteínas quando comparado com o milho e teor superior de fibras e lipídeos, comparando-se ao trigo. O genótipo que se destacou em relação ao teor de tanino (SC319), apresentou também maiores concentrações de compostos fenólicos e capacidade antioxidante mais elevadas, indicando um potencial funcional. Logo se pode concluir que os genótipos de sorgos têm potencialidade para substituir cereais tradicionais como trigo, arroz e milho e serem introduzidos na alimentação humana.
Thesagro: Tanino
Data Created: 2018-11-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caracterizacaoquimica1.pdf444,56 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace