Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103029
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LUCAS, K. R. G.
MATSUURA, M. I. da S. F.
VENTURA, M. U.
RALISCH, R.
PICOLI, J. F.
BARRANTES, L. D. S.
ASSUMPCIÓ, A.
Additional Information: KASSIO RICARDO GARCIA LUCAS, UEL; MARILIA IEDA DA S F MATSUURA, CNPMA; MAURICIO URSI VENTURA, UEL; RICARDO RALISCH, UEL; JULIANA FERREIRA PICOLI; LETICIA DE SANTI BARRANTES; A ASSUMPCIO, Institut de Recerca i Tecnologia Agroalimentàries.
Title: Comparação do desempenho ambiental da soja em sistema convencional e em manejo integrado de pragas e de doenças (MIP-MID) por meio da metodologia de avaliação do ciclo de vida (ACV).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE GESTÃO DO CICLO DE VIDA, 6., 2018, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Ibict, 2018.
Pages: p. 698-704.
Language: pt_BR
Keywords: Avaliação do ciclo de vida
Manejo integrado.
Description: Resumo: O controle fitossanitário sempre foi uma preocupação na atividade agrícola, entretanto, o risco que os agrotóxicos oferecem ao meio ambiente e à saúde humana é intensamente debatido pela sociedade. Uma alternativa para redução desses riscos são os sistemas integrados de controle, que diminuiriam o impacto ambiental. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho ambiental, empregando a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), do controle calendarizado em soja, comparada à produção de soja em um sistema de Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP-MID). O inventário do sistema convencional (calendarizado) foi produzido por meio de consultas a produtores da microbacia do Ribeirão Lagosta, no município de Rolândia ? PR, e o inventário do sistema MIP-MID, por meio de dados obtidos junto ao programa estadual de boas práticas agrícolas. A modelagem de emissão dos pesticidas foi à recomendada pelo Ecoinvent, com emissão de 100% dos pesticidas para solo. A avaliação dos impactos foi realizada pelo software SimaPro v. 8.4.0.0. para quatorze categorias de impactos. O sistema MIP-MID apresentou melhor desempenho ambiental em todas as categorias de impacto, com destaque para as categorias de depleção da camada de ozônio, ecotoxicidade terrestre e de água doce e toxicidade humana. O desempenho ambiental do manejo convencional foi comprometido principalmente pela presença de um número maior de pesticidas, em particular Fipronil, Azoxistrobina e Cipermetrina. Portanto, conclui-se que adotar técnicas alternativas de controle, como MIP-MID, além da escolha adequada dos insumos, é fundamental para melhorar o desempenho ambiental na produção de soja.
Thesagro: Agrotóxico
Toxidez
Doença de planta
Praga de planta
Controle integrado
Impacto ambiental.
NAL Thesaurus: Integrated crop management
Integrated pest management
Integrated weed management
Life cycle impact assessment
Soybeans
Data Created: 2019-01-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018AA14.pdf8,43 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace