Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103212
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: HISANO, H.
PINHEIRO, V. R.
LOSEKANN, M. E.
SILVA, M. S. G. M. e
Additional Information: HAMILTON HISANO, CNPMA; Victor Rossi Pinheiros; MARCOS ELISEU LOSEKANN, CNPMA; MARIANA SILVEIRA GUERRA MOURA E SILVA, CNPMA.
Title: Avaliação de diferentes frequências alimentares no desempenho produtivo de tilápia-do-nilo em sistema bioflocos.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA, 8., 2018, Natal. Um olhar para a inovação: resumos. Londrina: Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2018. AQUACIÊNCIA.
Language: pt_BR
Keywords: Biofloco
Description: Resumo: A determinação da frequência alimentar ideal para as distintas espécies, fases e sistemas aquícolas é de extrema importância, uma vez que influencia o desempenho, consumo alimentar e imunidade dos animais, além de evitar desperdício de ração e gastos laborais extras com a alimentação, otimizando a eficiência econômica e produtiva do empreendimento aquícola. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar diferentes frequências alimentares sobre o desempenho produtivo de tilápia-do-nilo em sistema bioflocos (BFT), durante o período de 45 dias. Tilápias (n=6.480) com peso médio inicial (5,36±1,45g) foram distribuídas aleatoriamente em nove tanques circulares de laminado de PVC com 9.000L cada, dotados de aeração suplementar individual. Os animais foram alimentados manualmente (5% da biomassa) em todos os tratamentos, seguindo as respectivas frequências alimentares: duas vezes (2x), quatro vezes (4x) e seis vezes (6x) ao dia, totalizando três tratamentos e três repetições. A cada quinze dias, a quantidade de alimento foi ajustada para todos os tratamentos. Foram avaliados o peso final, consumo de ração, ganho de peso, conversão alimentar, taxa de crescimento especifico, taxa de eficiência proteica e sobrevivência. As médias foram submetidas análise de variância (ANOVA), e quando significativas, foi aplicado o teste de Duncan a 5%. Os parâmetros de qualidade de água estiveram de acordo com os níveis recomendados para tilápias. A turbidez e o volume do floco foram significativamente diferentes (P<0,05) entre os tratamentos, sendo que as maiores concentrações foram observadas no tratamento 6x. Para o ganho de peso, os peixes do tratamento 4x apresentaram ganho de peso(g) (14,69±1,76) superior (P<0,05), aos dos tratamentos 2x (12,14±1,01) e 6x (12,18±0,58), sendo que para estes dois últimos tratamentos não houve diferença significativa. Este mesmo comportamento foi observado para taxa de eficiência proteica, na qual os peixes do tratamento 4x (3,49±0,38) apresentaram taxas superiores (P<0,05), aos tratamentos 2x (3,00±0,24) e 6x (2,90±0,14). Por outro lado, os animais do tratamento 4x apresentaram melhor (P<0,05) conversão alimentar (1,10±0,12), quando comparados ao tratamento 6x (1,33±0,06), porém não diferiram significativamente do 2x (1,28±0,11). Os resultados do presente estudo indicam que os peixes do tratamento 4x utilizaram o biofloco como alimento complementar de uma forma mais eficiente, influenciando positivamente o desempenho. Conclui-se que a frequência alimentar de quatro vezes ao dia para tilápia-do-nilo (? 15 g) em sistema bioflocos promove melhores respostas sobre o desempenho produtivo.
Thesagro: Alimentação
Tilápia
Tilápia Nilótica
Data Created: 2019-01-07
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAHisanoHAquaciencia2018AvaliacaoDeDiferentes....pdf206,81 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace