Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103340
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VITTO, B. B.
PAULA, B. V. de
HINDERSMANN, J.
MELO, G. W. B. de
ARRUDA, W. S. de
BRUNETTO, G.
Additional Information: Beatriz Baticini Vitto, Estudante do Curso de Engenharia Florestal, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Dep. Solos, Av. Roraima, nº 1000, Santa Maria -RS, CEP: 97105-900. E-mail: beabaticinivitto@gmail; Betania Vahl de Paula, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo da UFSM; (; Jacson Hindersmann, Estudante do Curso de Agronomia da UFSM; GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV; Wagner Squizani de Arruda, Estudante do Curso de Engenharia Florestal da UFSM; Gustavo Brunetto, Professor do Dep. de Solos da UFSM.
Title: Aproveitamento pelos pessegueiros do nitrogênio derivado do fertilizante.
Publisher: In.: REUNIÃO SUL BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 12., 2018, Xanxerê. Anais... Xanxerê: SBCS, 15 a17 abril 2018.
Language: pt_BR
Keywords: Família Rosaceae
Gênero Prunnus
Macieira
Pereira
Description: O pêssegueiro pertencente à família Rosaceae, gênero Prunnus é a terceira espécie de árvores frutíferas mais produzida no mundo, atrás da macieira e pereira (BYRNE et al., 2012). No Brasil, o Rio Grande do Sul (RS) possui a maior área cultivada com pessegueiros. A dose de N em pessegueiros normalmente é definida com base no conteúdo de matéria orgânica do solo ou na concentração de N em folhas, sendo considerada a expectativa de produtividade e parâmetros de crescimento (CQFS-RS/SC, 2016). O N é aplicado parceladamente ao longo dos estágios fenológicos. Porém, não é suficientemente conhecido o melhor modo de parcelamento do N, nem tampouco as percentagens reais de N aproveitadas pelos pessegueiros. Isso pode ser obtido com o uso de isótopos estáveis de 15N. O objetivo do presente estudo foi avaliar o aproveitamento pelo pessegueiro em produção do N derivado do fertilizante aplicado em dois modos de parcelamento.
Thesagro: Pêssego
Solo
Nitrogênio
Data Created: 2019-01-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AproveitamentopelosPessegueirosdoNitrogenioDerivadodoFertilizante.pdf286,09 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace