Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103406
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PESSOA, M. C. P. Y.
FRASCÁ-SCORVO, C. M. D.
LOSEKANN, M. E.
SILVA, M. S. G. M. e
SILVA, C. A. da
HISANO, H.
SCORVO FILHO, J. D.
INOUE, L. A. K. A
Additional Information: MARIA CONCEICAO PERES YOUNG PESSOA, CNPMA; Célia M. D. FRASCÁ-SCORVO; MARCOS ELISEU LOSEKANN, CNPMA; MARIANA SILVEIRA GUERRA MOURA E SILVA, CNPMA; Carlos Alberto da Silva; HAMILTON HISANO, CNPMA; João D. SCORVO FILHO; Luis A. Kl Aoki Inoue.
Title: Incentivo à inclusão digital de produtores de tilápia pelo uso do sistema informatizado Aquisys v.1.3.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA, 8., 2018, Natal. Um olhar para a inovação: resumos. Londrina: Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2018. AQUACIÊNCIA.
Language: pt_BR
Keywords: Inclusão digital
Aquisys
Description: Um conjunto de ações sinérgicas, focadas e organizadas, de forma factível e estratégica, para viabilizar o sistema Aquisys v.1.3 como uma tecnologia a ser incorporada imediatamente às práticas de programas de inclusão digital foi proposto para promover a inclusão de pessoas dedicadas à tilapicultura. O sistema, desenvolvido pela Embrapa e pela APTA, tem acesso público via Internet (em http://www.cnpma.embrapa.br/aquisys/) e disponibiliza um conjunto mínimo de práticas que apoia a adoção imediata de Boas Práticas de Manejo (BPM) e Gestão Ambiental da Aquicultura com foco no sistema de produção de tilápia em viveiro escavado. O método de inclusão congrega abordagens distintas, aplicáveis por meio de ações compatíveis com os diferentes acessos à Internet existentes no país e com os níveis educacionais dos produtores de tilápia, incorporando o uso de métodos validados disponíveis em literatura técnica para a inclusão digital de jovens e adultos (incluindo adultos de terceira idade). Caso não existam projetos de inclusão em áreas produtoras, orientam-se ações para a composição de turmas pelo grau de alfabetização digital, um curso básico e a capacitação prévia de multiplicadores. Otimizam-se, assim, recursos humanos, logísticos/físicos e financeiros nas estratégias operacionais que incentivem produtores à busca de inclusão digital. O método proporciona a serventia da tecnologia Aquisys como ferramenta motivadora ao maior empoderamento do produtor, seja por acesso/uso ou pela percepção, durante os cursos, de experiências de Internet úteis ao indivíduo.
Thesagro: Tilápia
Data Created: 2019-01-09
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAPessoaMCPYetalAquaciencia2018Incentivo....pdf11,78 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace