Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103880
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTANA, M. da S.
ANDRADE, E. M. de
GIONGO, V.
SALVIANO, A. M.
CUNHA, T. J. F.
Additional Information: Mônica da Silva Santana; Eunice Maia de Andrade; VANDERLISE GIONGO, CPATSA; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO, CPATSA; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA.
Title: Impacto da mudança do uso da terra sobre a densidade do solo em Argissolo no Semiárido.
Publisher: In: JORNADA DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 3., 2018, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2018.
Pages: p. 143-149
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 284).
Language: pt_BR
Keywords: Agricultura irrigada
Agricultura dependente de chuva
Description: A densidade do solo exerce funções chaves e afeta diretamente a aeração, infiltração e capacidade de retenção de água no solo, bem como o desenvolvimento das plantas. A densidade é influenciada pela granulometria do solo, concentração de matéria orgânica, uso da terra e manejo, que afetam a compactação dos solos. Com este estudo, objetivou-se avaliar a densidade do solo em dez diferentes usos da terra (Caatinga preservada, Caatinga degradada, capim-buffel, palma, gliricídia, leucena, feijão, milho, videira e mangueira) no Semiárido brasileiro. As amostras de solo foram coletadas em trincheiras com dimensão 1 m x 1m, nas profundidades: 0-5 cm, 5-10 cm, 10-15 cm, 15-20 cm, 20-30 cm, 30-40 cm, 40-60 cm, 60-80 cm e 80-100 cm. Em todas as camadas, foram coletadas três amostras indeformadas para determinar a densidade do solo pelo método do anel volumétrico. Gliricídia e feijão apresentaram os maiores valores de densidade na camada superior. Capim-buffel, palma e videira apresentaram maiores densidades na camada 10-15 cm. A partir dos 15 cm os usos Caatinga degradada e capim-buffel seguiram apresentando maiores densidades até a camada 100 cm. A mudança no uso da terra altera a densidade do solo. Os usos Caatinga degradada e capim-buffel aumentaram a densidade do solo, em relação à Caatinga preservada (CP). A mangueira diminuiu a densidade quando comparada à CP.
Thesagro: Agricultura
Agricultura Alternativa
Agricultura de Subsistência
Agricultura Familiar
Agricultura Sustentável
Irrigação
Caatinga
Chuva
Pecuária
Uso da Terra
NAL Thesaurus: Agriculture
Sustainable agriculture
Rainfed farming
Data Created: 2019-01-14
ISSN: 1808-9992
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SDC284143148.pdf75,46 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace