Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104077
Título: Estoques de carbono do solo em sistemas de recomposição florestal na região de transição Amazônia/Cerrado.
Autoria: MATOS, E. da S.
SOUZA, L. H. C. de
MORALES, M. M.
ISERNHAGEN, I.
Afiliação: EDUARDO DA SILVA MATOS, SIRE
LETÍCIA HELENA CAMPOS DE SOUZA, UFMT, Sinop, MT
MARINA MOURA MORALES, CNPF
INGO ISERNHAGEN, CPAMT.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: FARIAS NETO, A. L. de; NASCIMENTO, A. F. do; ROSSONI, A. L.; MAGALHÃES, C. A. de S.; ITUASSU, D. R.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; IKEDA, F. S.; FERNANDES JUNIOR, F.; FARIA, G. R.; ISERNHAGEN, I.; VENDRUSCULO, L. G.; MORALES, M. M.; CARNEVALLI, R. A. (Ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2019. pt. 7, cap. 4, p. 533-538.
Conteúdo: De acordo com o bioma, a área de Reserva Legal (RL) exigida por lei nas propriedades rurais pode variar de 20 a 80% sendo esse último percentual aplicável às áreas de floresta na Amazônia Legal (Brasil, 2012). Considerando a função ligada à conservação da biodiversidade, também não é permitida a implantação de somente uma espécie florestal, sendo, porém, permitido o plantio temporário de espécies exóticas com o papel de pioneiras, visando à restauração do ecossistema. As avaliações dos componentes do sistema de recomposição florestal em termos de melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo fornecem informações fundamentais para subsidiar estratégias de implantação que maximizem os seus benefícios. Uma delas é a matéria orgânica do solo (MOS), que melhora a estrutura e estabilização dos agregados do solo, bem como a disponibilidade, ciclagem de nutrientes e a qualidade do solo (Barreto et al., 2009). Dessa forma, sistemas que promovam incremento de MOS, com consequente sequestro de C pelo solo, podem contribuir, em longo prazo, para a melhoria da qualidade do solo, propiciando o uso eficiente dos nutrientes e da água (Guimarães, 1999). Em plantios florestais, a mineralização da matéria orgânica é dependente da qualidade do resíduo aportado pela vegetação, da temperatura, dos fatores intrínsecos do solo como mineralogia e acidez, da atividade biológica e da disponibilidade de nutrientes (Tönnissen et al., 2000). Nos estágios iniciais, a mineralização de C é influenciada, principalmente, pelos teores de nutrientes dos resíduos, pela disponibilidade de N e de compostos orgânicos facilmente mineralizáveis (Wang et al., 2004). Em longo prazo, o remanescente é constituído em grande parte por compostos recalcitrantes, como lignina e celulose (Cobo et al., 2002). Neste sentido, a produção de resíduos vegetais a partir das diferentes combinações de espécies utilizadas na recomposição de Reserva Legal pode contribuir para alteração da atividade microbiana no solo com consequente alteração da dinâmica do C no solo. O objetivo do presente estudo foi avaliar as alterações nos estoques C em Latossolo Vermelho Amarelo típico argiloso em tratamentos de recomposição florestal de Reserva Legal como sistemas de conservação e produção.
Thesagro: Solo
Reserva Florestal
Palavras-chave: Estoque de carbono
Recomposicao florestal
Regiao de transicao
Mato Grosso
Sinop-MT
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019cpamtagrossilvipastorilpart7cap4estoquecarbonosolosistemarecomposicaoflorestaltransicaocerradoamazoniap533538.pdf599,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace