Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104116
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCOSTA, J. R. da
dc.contributor.authorALENCAR, J. R. de
dc.contributor.authorCOSTA, P. da
dc.contributor.authorHAMMES, V. S.
dc.contributor.authorVICTORIA, D. de C.
dc.contributor.authorJESUS, K. R. E. de
dc.contributor.authorCIPRIANI, H. N.
dc.contributor.authorBUSCHINELLI, C. C. de A.
dc.contributor.authorCALEGARIO, F. F.
dc.contributor.authorRODRIGUES, G. S.
dc.contributor.authorMAGALHÃES, L. A.
dc.contributor.authorMARMO, C. R.
dc.contributor.authorLIRA-GUEDES, A. C.
dc.contributor.authorGUEDES, M. C.
dc.contributor.authorFORATO, L. A.
dc.date.accessioned2019-01-19T00:19:32Z-
dc.date.available2019-01-19T00:19:32Z-
dc.date.created2019-01-15
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: COSTA, J. R. da; COSTA, P. da; ALMEIDA, J. S. S. E.; HAMMES, V. S. (Ed.). Cidades e comunidades sustentáveis: contribuições da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2018. E-book. (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 11). Cap. 3.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104116-
dc.descriptionO planejamento e a gestão territorial são fundamentais para a construção de um projeto de desenvolvimento sustentável. As comunidades urbanas e rurais apoiadas em processos contínuos de planejamento e gestão participativos adquirem resiliência para superar as ameaças e aproveitar as oportunidades. Entende-se por território como ?o limite espacial dentro do qual o Estado exerce de modo efetivo e exclusivo o poder de império sobre pessoas e bens? (Silva, 2001, p. 120). Também se pode definir território como ?porção do espaço geográfico onde são projetadas relações de poder, que geram uma apropriação e um controle sobre este espaço, independentemente se ele é ou não territorializado por um ou mais agentes? (Magdaleno, 2005, p. 119). Gestão do território é a prática estratégica que faz uso das ferramentas científicas e tecnológicas, do poder controlador, nas escalas espacial e temporal, da coerência das decisões e ações para alcançar um objetivo e que expressa, equitativamente, a nova racionalidade e a tentativa de ordenar o caos. A gestão do território deve, necessariamente, passar pelo entendimento e interpretação dos fatores sociais, políticos, econômicos e, na atualidade, dos fatores ambientais, para uma postura equilibrada, sem relegar os aspectos fundamentais do lugar. Não se pode mais dissociar a natureza dos processos sociais e econômicos; essa dicotomia deve ser abolida (Tommaselli, 2012). Nesse sentido, a atuação da Embrapa tem sido direcionada, além da geração de soluções tecnológicas, à construção de subsídios para o planejamento e gestão territorial, a fim de melhorar a qualidade de vida no meio rural ou na relação rural-urbana.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInteligência territorial
dc.titleInteligência territorial: planejamento, gestão e sistemas de apoio às decisões estratégicas.
dc.typeParte de livro
dc.date.updated2019-01-19T00:19:32Zpt_BR
dc.subject.thesagroPlanejamento Estratégico
dc.format.extent2p. 51-105
riaa.ainfo.id1104116
riaa.ainfo.lastupdate2019-01-18
dc.contributor.institutionJOANNE REGIS DA COSTA, CPAA; JUNIA RODRIGUES DE ALENCAR, CNPTIA; PATRICIA DA COSTA, CPAF-RR; VALERIA SUCENA HAMMES, SIRE; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPTIA; KATIA REGINA EVARISTO DE JESUS, SIRE; HENRIQUE NERY CIPRIANI, CPAF-RO; CLAUDIO CESAR DE A BUSCHINELLI, CNPMA; FAGONI FAYER CALEGARIO, CNPMA; GERALDO STACHETTI RODRIGUES, CNPMA; LUCIOLA ALVES MAGALHAES, CNPM; CARLOS RENATO MARMO, CNPDIA; ANA CLAUDIA LIRA GUEDES, CPAF-Amapá; MARCELINO CARNEIRO GUEDES, CPAF-Amapá; LUCIMARA APARECIDA FORATO, CNPDIA.
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cap3ODS11.pdf2,71 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace