Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105375
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: QUEIROGA, J. L. de
RAMOS FILHO, L. O.
SILVA, L. da
RAMOS, M. S. T. A. S.
CORRALES, F. M.
Additional Information: JOEL LEANDRO DE QUEIROGA, CNPMA; LUIZ OCTAVIO RAMOS FILHO, CNPMA; LAIS DA SILVA, UFSCar; MYRIAN SUELY T A DOS SANTOS RAMOS, CNPMA; FRANCISCO MIGUEL CORRALES, CNPMA.
Title: Agrofloresta: sistematização de experiências e principais gargalos enfrentados por agricultores assentados da reforma agrária do estado de São Paulo.
Publisher: In: SIMPÓSIO SOBRE REFORMA AGRÁRIA E QUESTÕES RURAIS. Terra, trabalho e lutas no século XXI: projetos em disputa, 2018, Araraquara: anais... Araraquara: UNIARA, 2018.
Pages: 15 p.
Language: pt_BR
Keywords: Sistemas agroflorestais
Agroecologia
Description: Resumo: Em resposta aos impactos da agricultura convencional surgiram diversos movimentos em prol de uma agricultura mais sustentável, que produza alimentos com menor custo econômico e ecológico e com menor dependência de inputs externos. Com isto o interesse sobre agrofloresta tem sido crescente principalmente por movimentos agroecológicos, igualmente tem crescido a sua adoção por agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as motivações para a adoção das agroflorestas por agricultores assentados, bem como identificar quais os principais gargalos (técnicos produtivos e de comercialização e de agregação de valor aos produtos) enfrentados pelos agricultores assentados. Experiências de agroflorestas em 12 assentamentos de diferentes regiões do estado de São Paulo foram pesquisadas a partir de entrevistas orientadas por questionário semi-estruturado e visitas de campo às experiências. As motivações para a adoção das agroflorestas são Políticas Públicas e Projetos que viabilizam os custos de sua implantação, acompanhamento técnico, intercâmbios e aprendizados, princípios da agrecologia como a maior autonomia aliado a benefícios econômicos e ecológicos que os sistemas biodiversos são capazes de oferecer. Os principais gargalos técnicos produtivos são danos causados por herbivoria, condições climáticas desfavoráveis e deficiência de mão de obra. Os gargalos de comercialização são a escassez de canais de acesso direto ao mercado, dependência de vendas institucionais e atravessadores. Para agregação de valor os gargalos são a obtenção de certificação orgânica, a deficiência de capacitação técnica e de infraestrutura física para processamento e beneficiamento dos produtos agroflorestais.
Thesagro: Agrossilvicultura
Assentamento
Agricultura Familiar
NAL Thesaurus: Agroforestry
Land reform
Data Created: 2019-02-01
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018AA50.pdf821,25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace