Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105828
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARLOT, K.
BOTELHO, F. M.
BOTELHO, S. de C. C.
OLIVEIRA, A. de
MENEZES JUNIOR, J. A. de
Additional Information: KIMBERLLY CARLOT, GRADUANDA UFMT, SINOP; FERNANDO MENDES BOTELHO, UFMT, SINOP; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT; ALINE DE OLIVEIRA, UFMT, SINOP; JOSE ANGELO NOGUEIRA DE M JUNIOR, CPAMN.
Title: Modelagem matemática das curvas de secagem de grãos de feijão caupi.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 47., 2018, Brasília, DF. [Anais...] Brasília, DF: SBEA, 2018. CONBEA 2018.
Language: pt_BR
Keywords: Feijão caupi
Mato Grosso
Sinop
Description: A secagem de produtos agrícolas é amplamente utilizada no mundo para o controle e a manutenção da qualidade, tornando importante o estudo teórico e a modelagem do processo de secagem dos produtos agrícolas. Objetivou-se com o presente trabalho ajustar diferentes modelos matemáticos aos dados experimentais da secagem de grãos de feijão caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.). Foram utilizados grãos de feijão caupi colhidos e debulhados manualmente, com teor de água inicial de aproximadamente 19,5% (b.s.). A secagem do feijão caupi foi realizada numa estufa com circulação forçada de ar nas temperaturas de 50, 60, 70 e 80 ± 1 °C até um teor de água final médio de 11% (b.s.). Aos dados experimentais foram ajustados dez modelos matemáticos tradicionalmente utilizados para a representação do processo de secagem de produtos agrícolas. A seleção do melhor modelo foi baseada na magnitude do erro cometido e na avaliação da distribuição residual. Conclui-se que, dentre os modelos analisadosos de Midilli, Aproximação da Difusão e Verma foram os que melhor se ajustaram aos dados observados experimentalmente e, consequentemente, os que melhor descreveramas curvas de secagem do feijão caupi.
Thesagro: Modelo Matemático
Vigna Unguiculata
Secagem
Data Created: 2019-02-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018cpamtsilviabotelhomodelagemcurvasecagemgraocaupi.pdf229,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace