Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105879
Título: Principais usos na comercialização da mandioca em 13 municípios da baixada cuiabana, Mato Grosso, Brasil.
Autoria: HOOGERHEIDE, E. S. S.
OLIVEIRA, O. S. de
BARELLI, M. A. A.
Afiliação: EULALIA SOLER SOBREIRA HOOGERHEIDE, CPAMT; OZENI SOUZA DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE CATOLICA DOM BOSCO, CAMPO GRANDE, MS; MARCO ANTONIO APARECIDO BARELLI, UFMT, SINOP.
Ano de publicação: 2018
Referência: Revista RG News, v. 4, n. 3, p. 465, 2018.
Conteúdo: A Baixada Cuiabana (BC) é uma região composta de 14 municípios no entorno de Cuiabá, constituída de agricultores familiares tradicionalistas, assentamentos, terras indígenas e remanescentes de quilombos. Possui uma riqueza de diversidade genética de mandiocas conservadas on farm, visto o Estado ser o centro de diversificação da Manihot esculenta, sendo a mandiocultura a segunda atividade de maior importância da agricultura familiar. Este trabalho teve o objetivo realizar uma pesquisa de mercado em 13 municípios da BC, para identificar os principais produtos produzidos a partir da mandioca crioula. Questionários semiestruturados foram aplicados em 24 estabelecimentos e 13 municípios, entre os meses de setembro de 2013 e fevereiro de 2014. Foram visitados supermercados, mercados e mercearias; e avaliados a procedência, marcas e a quantidade comercializada. O principal produto é a farinha, sendo comercializado cerca de 6,5 toneladas mês-1, seguida do polvilho. Em alguns locais a farinha estava classificada entre branca e amarela, e no município de Chapada dos Guimarães havia a distinção entre farinha flocada e fina. Foram encontradas 21 marcas, e duas não apresentavam marcas, sendo citadas pelos comerciantes como ?farinha artesanal?. Quanto às marcas, as mais encontradas nos estabelecimentos foram ?Jangada? e ?Dona Ijailda?, sendo a primeira com procedência dita na embalagem de Várzea Grande, e a segunda de Campo Verde. Entretanto, não foi constada haver farinheira ativa em Várzea Grande, sendo que os comerciantes mencionaram ser a farinha produzida em outras regiões do país, e apenas embalada em Várzea Grande. Quanto às procedências, as principais foram Jangada, seguida de Campo Verde e Várzea Grande. Interessante destacar que em Nobres foi identificada farinha proveniente do estado do Amazonas. A farinha branca e amarela possui aceitabilidade entre os consumidores da farinha artesanal da BC. Existe concorrência com farinhas artesanais produzidas em outras regiões do Brasil. A tradição do consumo da farinha pela população local garante a comercialização do produto. Existe diversidade de marcas locais, porém há presença de concorrência de farinhas de outras regiões. O principal produto da cadeia produtiva da mandioca é a farinha, com mercado real e consolidado.
Thesagro: Mandioca
Manihot Esculenta
Farinha
Comercialização
Palavras-chave: Mato Grosso
Baixada Cuiabana
Notas: Resumo apresentado no CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 5., 2018, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2018.
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018cpamteulaliahoogerheideprincipaisusoscomercializacaomandiocamatogrosso.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace