Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105978
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2018
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, A. G. da
OLIVEIRA, M. E. C.
OLIVIERA, M. S. de
PEREIRA, D. S.
Additional Information: Adriane Gomes da Silva, GRADUANDA FIBRA; MARCOS ENE CHAVES OLIVEIRA, CPATU; Mozaniel Santana de Oliveira, DOUTORANDO UFPA; DANIEL SANTIAGO PEREIRA, CPATU.
Title: Análise do teor de hidroximetilfurfural do mel de Melipona flavolineata no decurso do processo de desumidificação por aquecimento.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 22., 2018, Belém, PA. Anais... Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2018.
Pages: p. 47-51.
Language: pt_BR
Keywords: Hidroximetilfurfural
Abelhas sociais
Melipona flavolineata
Description: O mel de abelhas nativas em destaque a uruçu amarela (Melipona flavolineata) tem algumas particularidades no seu sabor sendo levemente ácido em relação aos méis de abelhas africanizadas. O valor do produto varia muito do produtor até os consumidores, e o seu preço chega a quadruplicarem relação ao mel das abelhas com ferrão (Apis mellifera L.). O mel de uruçu amarela apresenta teor de água que pode variar de 23 a 36%, isso o que deixa de fora da legislação estabelecida para este parâmetro. Tendo em vista esta característica, alguns processos podem ser adotados para reduzir a atividade de água nestes méis para adequar o produto à legislação vigente no Brasil, como a pasteurização e a desumidificação através da desidratação a banho-maria ou à vácuo. Entretanto, tratamentos que utilizem aquecimento tendem a provocar alterações nos teores de Hidroximetilfurfural (HMF). Considerando que a tecnologia de desumidificação por banho-maria seja uma das mais utilizadas pelos meliponicultores por conta da facilidade de aplicação, o objetivo do estudo foi analisar como o processo de desumidificação forçada por banho-maria provoca alterações nos teores de Hidroximetilfurfural (HMF). Constatou-se que o método utilizado para desumidificação dos méis de abelhas Melipona flavolineata neste estudo não provocaram alterações no HMF acima do estabelecido na legislação brasileira.
Thesagro: Mel
Análise
Análise Qualitativa
Data Created: 2019-02-14
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaisPIBIC20184852.pdf319,32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace