Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1106164
Título: SIPA: uma nova perspectiva para a pecuária brasileira.
Autor: PEDREIRA, B. C. e
CARVALHO, P. de
NASCIMENTO, H. L. B. do
DOMICIANO, L. F.
MOMBACH, M. A.
PEREIRA, D. H.
CABRAL, L. da S.
CHIZZOTTI, F. H. M.
ABREU, J. G. de
Afiliación: BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA, CPAMT; PERIVALDO DE CARVALHO, UFMT, CUIABA, MT; HEMYTHON LUÍS BANDEIRA DO NASCIMENTO, UFV, VICOSA, MG; LEANDRO FERREIRA DOMICIANO, UFMT, CUIABA, MT; MIRCÉIA ANGELE MOMBACH, UFMT, CUIABA, MT; DALTON HENRIQUE PEREIRA, UFMT, SINOP, MT; LUCIANO DA SILVA CABRAL, UFMT, CUIABA, MT; FERNANDA HELENA MARTINS CHIZZOTTI, UFV, VICOSA, MG; JOADIL GONÇALVES DE ABREU, UFMT, CUIABA, MT.
Año: 2018
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA, 2.; ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA DO SUL DE MATO GROSSO, 2., Rondonópolis, 2018. Anais eletrônicos... Mato Grosso: UFMT, 2018.
Descripción: Objetivou-se avaliar a resposta de diferentes sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA), avaliando a produção de bovinos de corte em pastagens de capim-marandu. Os sistemas avaliados consistiram na produção pecuária exclusiva (P), sistema de integração lavoura-pecuária (ILP), sistema de integração pecuária-floresta com linhas triplas (IPF) e o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta com linhas simples (ILPF). O experimento seguiu um delineamento em blocos completos casualizados, com quatro repetições (piquetes de dois hectares). O período experimental foi de 12 meses, ocorrendo entre julho de 2016 a julho de 2017, período em que se avaliou a recria/engorda de novilhos Nelore, com peso inicial médio de 345±8,0 kg e idade média de 18±3 meses. A análise estatística foi realizada utilizando o procedimento MIXED do SAS, em que os sistemas de produção foram considerados como efeitos fixos e bloco aleatório. Observou-se maior produtividade no sistema ILPF (40,65 @/ha), o qual foi 34,4% maior quando comparado a média dos demais sistemas (P, IPF, ILP), com ganhos de 30,09, 30,48 e 30,14 @/ha, respectivamente. De modo semelhante, observou-se maior acúmulo total de forragem no sistema ILPF (25 T ha-1), o qual foi 19% superior aos demais sistemas. Deste modo, pode-se concluir que o sistema lavoura-pecuária-floresta promoveu maior produtividade animal e de forragem. Adicionalmente, o manejo do pastejo do capim-marandu em 30 cm de altura, sob lotação contínua com taxa de lotação variável, possibilitou a colheita eficiente da forragem produzida e garantiu elevada produtividade.
Thesagro: Taxa de Lotação
Pecuária
Palabras clave: Capim marandu
Sistema integrado
Sistema agrossilvipastoril
Integração lavoura-pecuária-floresta
Ilpf
Silvipastoril
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2018cpamtbrunopedreirasipaperspectivapecuariabrasileira.pdf236,88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace