Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1108019
Título: Efeito do sistema de plantio e da exposição solar sobre a alocação da biomassa no desenvolvimento inicial do eucalipto.
Autor: TONINI, H.
MORALES, M. M.
PORFIRIO-DA-SILVA, V.
LULU, J.
FARIAS NETO, A. L. de
Afiliación: HELIO TONINI, CPPSUL; MARINA MOURA MORALES, CNPF; VANDERLEY PORFIRIO DA SILVA, CNPF; JORGE LULU, CPAMT; AUSTECLINIO LOPES DE FARIAS NETO, CPAMT.
Año: 2019
Referencia: Ciência Florestal, v. 29, n. 1, p. 86-95, jan./mar. 2019.
Descripción: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de comparar a alocação da biomassa arbórea, a conicidade do tronco e a relação altura e diâmetro ao longo do fuste de árvores de eucalipto implantadas em um sistema silvipastoril, em diferente exposição solar, e em monocultivo. Os dados foram coletados em 13 árvores-amostra aos 27 meses de idade, selecionadas em função do intervalo de confiança da média dos diâmetros a altura do peito (DAP) e da posição das árvores na faixa de plantio, com face de exposição sul, norte e central. Concluiu-se que na comparação com o monocultivo, as árvores plantadas em sistema silvipastoril apresentaram menor altura total, maior conicidade e maior biomassa na copa. No sistema silvipastoril, não houve efeito da posição da árvore na faixa de plantio sobre a produção total de biomassa na parte aérea, porém, árvores com face de exposição norte foram mais baixas, cônicas e produziram maior biomassa de galhos e folhas nas partes inferiores da copa.
Thesagro: Biomassa
Árvore
Densidade de Plantio
Radiação Solar
Eucalyptus Grandis
Eucalyptus Urophylla
Palabras clave: Sistema silvipastoril
DOI: 10.5902/1980509817808
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2019PorfirioCFEfeito.pdf485.74 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace