Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1111935
Título: Avaliação da complexação da proteína CAS9 e RNA-Guia com diferentes tipos de nanotubos de carbono visando à edição gênica em células e embriões de mamíferos.
Autor: FERNANDES, M. V. M
QUINTAO, C. C. R.
P. M. M.
SARAIVA, N. Z.
CAMARGO, L. S. de A.
Afiliación: MARIANA VENTURINI MARTINS FERNANDES, UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
CAROLINA CAPOBIANGO ROMANO QUINTAO, CNPGL
MICHELE MUNK PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
NAIARA ZOCCAL SARAIVA, CNPGL
LUIZ SERGIO DE ALMEIDA CAMARGO, CNPGL.
Año: 2019
Referencia: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 24., 2019, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2019.
Páginas: 4 p.
Descripción: Resumo: Dentre as diversas aplicações dos nanomateriais, ressalta-se a utilização de nanotubos de carbono (NTC) como carreadores não virais de ácidos nucléicos e proteínas para o interior de células e embriões de mamíferos. Os métodos atualmente disponíveis para transfecção possuem limitações, o que estimula o desenvolvimento de métodos alternativos de carreamento de biomoléculas. O objetivo desse estudo foi avaliar a eficiência da complexação de dois tipos de NTCs, um carboxilado (MWNT-COOHs) e outro aminado (NTC- O-A), à proteína CAS9 e RNA-guia (sgRNA), para aplicações em edição gênica. Metodologia: Ambos os tipos de NTCs foram sintetizados por deposição química catalítica por vapor e caracterizados por microscopia eletrônica de transmissão (MET). Após a síntese, os NTCs foram dispersos com auxílio de agitação ultrassônica (1 minuto), em meio Optimen e preparados de acordo com os seguintes grupos: G1: 0,2 mcg/mcl MWNTC-COOH+CAS9+sgRNA; G2: 0,4 mcg/mcl MWNTC-COOH+CAS9+sgRNA; G3: 0,2 mcg/mcl NTC-O-A+CAS9+sgRNA; G4: 0,4 mcg/mcl NTC-O-A+ CAS9+sgRNA; G5: CAS9+ sgRNA; G6: 0,4 mcg/mcl MWNTC-COOH; G7: 0,4 mcg/mcl NTC-O-A. A fim de se verificar a ocorrência de complexação do NTC com a proteína CAS9 e o sgRNA, foi avaliado o potencial zeta (PZ) de todos os tratamentos, através do equipamento Zetasizer Nano ZN (Malvern, Reino Unido). Resultados: As imagens obtidas pelo MET demonstraram morfologia típica dos nanotubos de carbono. Comparando os valores de PZ nos diferentes grupos, observou-se que o PZ de G6 (-15 mV) foi maior que o PZ de G1 (-4,83 mV) e G2 (-11,38 mV) após complexação, bem como o valor de G7 (13,9 mV) foi maior que o PZ de G3 (8,98) e G4 (8,92), sugerindo que pode ter ocorrido interação dos aminoácidos da proteína CAS9 com os grupamentos funcionais do MWNT-COOH e do NTC-O-A. Conclusão: Os resultados preliminares indicam uma possibilidade de interação entre os nanotubos de carbono avaliados com a proteína CAS9 e o sgRNA, sugerindo que esse nanomaterial possui potencial para aplicações na modificação genética de células e embriões.
Palabras clave: Complexação
Edição
Nanotubos
Notas: Editor Técnico: Leônidas Paixão Passos, Embrapa Gado de Leite.
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
17Avaliacaodacomplexacaodaproteina.pdf194,07 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace