Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1112071
Título: Transmissão do Cowpea mild mottle virus (CPMMV) em feijoeiro transgênico resistente ao mosaico dourado.
Autor: RIBEIRO, W. R.
MATOS, L. R.
NEIVA, E. N.
FERREIRA, A. L.
FARIA, J. C.
SOUZA, T. L. P. O.
PINHEIRO, P. V.
Afiliación: UNIEVANGÉLICA, Anápolis-GO; UNIEVANGÉLICA, Anápolis-GO; UNIEVANGÉLICA, Anápolis-GO; UNIEVANGÉLICA, Anápolis-GO; JOSIAS CORREA DE FARIA, CNPAF; THIAGO LIVIO PESSOA OLIV DE SOUZA, CNPAF; PATRICIA VALLE PINHEIRO, CNPAF.
Año: 2019
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 51., 2019, Recife. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2019.
Páginas: p. 800.
Descripción: Cowpea mild mottle virus (CPMMV) é o agente etiológico de uma doença de importância secundária no feijoeiro, menos agressiva do que o mosaico dourado, causado pelo Begomovirus Bean golden mosaic virus (BGMV), principal doença da cultura. Com o desenvolvimento da cultivar transgênica de feijoeiro-comum, a BRS401RMD, imune ao mosaico dourado, os sintomas do CPMMV tornaram-se aparentes. Para limitar o impacto futuro do CPMMV, é importante entender as interações entre vírus e vetor, a mosca branca (Bemisia tabaci). Esta cultivar possibilita isolar o CPMMV do BGMV, em ensaios de transmissão. CPMMV é transmitido de forma circulativa, porém há controvérsias quanto à persistência do vírus no inseto. O objetivo deste trabalho foi determinar o tipo de relacionamento vírus-vetor, avaliando: período de aquisição (AAP) e inoculação (IAP) pelo inseto; persistência após a ecdise; e tempo de retenção do vírus no inseto.
Thesagro: Bemisia Tabaci
Feijão
Planta Transgênica
Doença de Planta
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPAF)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
CNPAF-2019-cbf-800.pdf405,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace