Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1112080
Título: Variação na composição do leite, contagem de células somáticas e contagem bacteriana total em leite integral, leite de descarte e leite de descarte pasteurizado.
Autoria: ALBUQUERQUE, B. S. F.
DINIZ NETO, H. C.
VIEIRA, S. F.
LOMBARDI, M. C.
PEREIRA, B. P.
PEREIRA, L. G. R.
TOMICH, T. R.
MACHADO, F. S.
COELHO, S. G.
CAMPOS, M. M.
Afiliação: Bianca Souza Ferreira Albuquerque, UFJF; Hilton do Carmo Diniz Neto, UFMG; Sabrina de Freitas Vieira, UFMG; Mayara Campos Lombardi, UFMG; Bárbara Pirone Pereira, IF Sudeste; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL; THIERRY RIBEIRO TOMICH, CNPGL; FERNANDA SAMARINI MACHADO, CNPGL; Sandra Gesteira Coelho, UFMG; MARIANA MAGALHAES CAMPOS, CNPGL.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 24., 2019, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2019.
Páginas: 4 p
Conteúdo: Resumo: O objetivo do presente estudo foi avaliar a composição do leite, contagem de células somáticas (CCS) e contagem bacteriana total (CBT) em leite integral (LI), leite de descarte (LD) e leite de descarte pasteurizado (LP). Foram utilizadas 290 amostras de leite, coletadas de março a junho de 2019. A pasteurização rápida (74 ºC por 16 segundos) foi realizada no local experimental, a partir do LD total homogeneizado. O LI e LD obtiveram maiores porcentagens de gordura e extrato seco total (EST). O LD e o LP apresentaram maior porcentagem de proteína. Esses resultados condizem com alterações vasculares e secretórias ocorridas nos quadros de mastites e processos inflamatórios diversos, advindos dos animais ordenhados para obtenção do LD e LP. A porcentagem de lactose foi superior no LI quando comparado ao LD e LP, que assim como os outros parâmetros de composição, poderia ser explicada pela alteração do epitélio secretor mamário nos quadros de mastite. Quanto à CCS e CBT, o LI apresentou os melhores resultados, tendo obtido as contagens mais baixas dentre os tratamentos (CCS: 367 x 103 céls/mL e CBT: 20 x 103 UFC/mL). O LD apresentou CCS e CBT mais altas deste estudo, devido aos casos de mastite associados às vacas ordenhadas, enquanto o LP demonstrou redução de 44% da CBT em relação ao LD. O LI foi superior na composição de sólidos totais, com menores teores de CCS e CTB, sendo a melhor opção nutricionalmente e de qualidade para os animais. Em propriedades que fornecem LD aos animais, a utilização do LP em detrimento do LD oferece benefícios quanto à qualidade microbiana para os bezerros.
Palavras-chave: Bezerros
Qualidade do leite
Sanidade
Notas: Editor Técnico: Leônidas Paixão Passos, Embrapa Gado de Leite.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
14Variacaonacomposicaodoleite.pdf162,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace