Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1113595
Title: Avaliação preliminar do ácido giberélico na produção de goiaba sem sementes.
Authors: RODRIGUES, S. C. A.
RIBEIRO, J. M.
SANTOS, C. A. F.
Affiliation: Silvia Cristinna Alves Rodrigues, Bolsista IC/CNPq, Petrolina, PE; JULIANA MARTINS RIBEIRO, CPATSA; CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA.
Date Issued: 2019
Citation: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 14., 2019, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2019.
Pages: p. 21-24
Description: O objetivo deste estudo foi avaliar, preliminarmente, o efeito da aplicação do ácido giberélico (GA3) na formação e no desenvolvimento de frutos sem se-mentes em goiabeira(Psidiumguajava L.) Paluma. Foi realizada a aplicação direta do GA3 com a concentração de 50 ppm em flores emasculadas na rup-tura do cálice. Os frutos foram avaliados quinzenalmente e a colheita ocorreu aos 114 após a polinização com pólen de Psidium friedrichsthalianum. Das 30 fl ores polinizadas e tratadas com GA3, duas (6,7%) resultaram em frutos sem sementes. O alto índice de aborto observado decorreu da polinização com pólen de P. friedrichsthalianum, que tem demostrado alta incompatibi-lidade com a goiabeira em atividades de rotina na Embrapa Semiárido. Os dois frutos obtidos com a aplicação de GA3 apresentaram tamanho menor e completa ausência de sementes. Esses resultados indicam a necessidade de novos experimentos, sem emasculação de fl ores e polinização com outra espécie de Psidium, incluindo a avaliação de diferentes doses de GA3, pois sugerem a possibilidade de produção de goiaba sem sementes.
Thesagro: Goiaba
Ácido Giberélico
Psidium Guajava
Polinização
NAL Thesaurus: Gibberellic acid
Guavas
Keywords: Giberelina
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 288).
ISSN: 1808-9992
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacaopreliminaracidogiberelico.pdf226.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace