Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1113993
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MINGOTI, R.
PESSOA, M. C. P. Y.
MARINHO-PRADO, J. S.
SA, L. A. N. de
VALLE, L. B. do
FARIAS, A. R.
Additional Information: RAFAEL MINGOTI, CNPM; MARIA CONCEICAO PERES YOUNG PESSOA, CNPMA; JEANNE SCARDINI MARINHO PRADO, CNPMA; LUIZ ALEXANDRE NOGUEIRA DE SA, CNPMA; LAURA BUTTI DO VALLE, UNICAMP; ANDRE RODRIGO FARIAS, CNPM.
Title: Municípios do bioma cerrado prioritários para monitoramento de Helicoverpa armigera considerando áreas plantadas com hospedeiros.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 48., 2019, Campinas, SP. Anais... Campinas, SP: SBEA, 2019. CONBEA.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Defesa agropecuária
Description: Este trabalho disponibiliza informações em base territorial para auxiliar as atividades de monitoramento e controle de Helicoverpa armigera (Lepidoptera: Noctuidae). Diante do pouco tempo de ingresso e face às peculiaridades biológicas e comportamentais do inseto e da extensão territorial brasileira, H. armigera demanda monitoramento e conhecimento de avanço de fronteiras de seus hospedeiros para readequar ações estratégicas de controle. Este trabalho, a partir de técnicas de geoprocessamento em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG), disponibiliza informações sobre localizações prioritárias para monitoramento de H. armigera no Cerrado brasileiro, considerando áreas plantadas com cultivos hospedeiros, preferenciais (algodão, soja, milho, feijão e tomate), perenes (laranja e café) e florestais (eucalipto/pinus) no ano de 2014. O resultado da priorização indica a necessidade de ações de vigilância em 213 municípios, localizados em 90 microrregiões de 11 estados brasileiros, a saber, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rondônia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão e Piauí, além do Distrito Federal. Desse modo, o método proposto orienta locais mais propícios à intensificação de controle.
Thesagro: Sistema de Informação Geográfica
Entomologia
Data Created: 2019-11-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5121.pdf378,42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace