Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1117760
Título: Caracterização da nematofauna em soja (Glycine max) nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e reação de genótipos a espécies de Meloidogyne.
Autor: MÁRQUEZ, L. A. Y.
Afiliación: LUIS ALEJANDRO YÁNEZ MÁRQUEZ.
Año: 2019
Referencia: 2019
Descripción: A sojicultura é uma das principais atividades agrícolas do Brasil. Contudo, alguns fatores têm limitado o alcance de índices desejáveis de produtividade. Atualmente, a ocorrência de fitonematoides vem ocupando lugar de destaque. Nos estados do Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina(SC), todavia,o panorama nematológico e sua associação com danos é pouco conhecido. No presente estudo objetivou-se, portanto:(i) levantar fitonematoides associados à cultura da soja em 81 lavouras comerciais de RS e SC(Capítulo I),(ii)caracterizar bioquimicamente (fenótiposde isoenzimas)as populações de Meloidogyne(Capítulo I),(iii)caracterizar(morfologia e morfometria)as populações de Pratylenchus(Capítulo I)e(iv)avaliar a reação de genótipos de soja a Meloidogyne javanica (J3), M.sp.0 e M.graminicola (Capítulo II). No levantamento, identificaram-se 10 gêneros de fitonematoides, Meloidogyne (28,39%), Pratylenchus (44,44%), Helicotylenchus (90,12%), Tylenchus (30,86%), Xiphinema (35,80%), Mesocriconema (18,51%), Rotylenchus (8,64%), Hemicycliophora (1,23%), Discocriconemella (1,23%) e Tylenchorhynchus (1,23%). Em relação a Meloidogyne, nas amostras onde o nematoide foi detectado, foram identificadas no RS, M. javanica (J3)(90%), M. javanica (J2a)(5%) e M. arenaria (A2)(5%). Em relação a Pratylenchus, verificou-se predomínio de P.brachyurus (88,9%), seguindo de P. penetrans (5,55%) e de P. zeae (5,55%). Na avaliação dos genótipos, o conteúdo de clorofila, peso de massa fresca da parte aérea e da raiz foram alteradas, dependendo do fitonematoide. Todas os genótipos (BMX PotênciaRR, BMX Valente RR 6968, BMX Ícone IPRO, PELBR10-6049e Tecirga 6070 RR) testadas mostraram-se suscetíveis a M. javanica (FR>1,0)e resistentes a M.sp.0 (0,01>FR<0,15)e M. graminicola (0,06>FR<0,43).
Thesagro: Soja
Nematóide
Notas: Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Fitossanidade - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Dr. Jerônimo Vieira de Araújo Filho; Coorientador: Dr. Cesar Bauer Gomes (CPACT).
Tipo de Material: Teses
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPACT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2019CesarBauercoorientadorDissertacaoMarquezLuisAlejandroYanez.pdf1,8 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace