Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1118406
Título: Caracterização bromatológica da folhagem e das sementes de Moringa oleirfera.
Autoria: DELFINO, G. de O. A.
MUNIZ, E. N.
SOBRAL, A. J. dos S.
SOUZA, E. Y. B.
RANGEL, J. H. de A.
PIOVEZAN, U.
SANTOS, R. D. dos
SOUZA, S. F. de
SANTOS, D. de O.
MUNIZ, A. V. C. da S.
Afiliação: GUILHERME DE OLIVEIRA ARGOLO DELFINO, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO; EVANDRO NEVES MUNIZ, CPATC; ACIR JOSE DOS SANTOS SOBRAL; ERICK YANOMAMI BARROS SOUZA; JOSE HENRIQUE DE ALBUQUERQUE RANGEL, CPATC; UBIRATAN PIOVEZAN, CPATC; RAFAEL DANTAS DOS SANTOS, CPATSA; SAMUEL FIGUEIREDO DE SOUZA, CPATC; DANIEL DE OLIVEIRA SANTOS, CPATC; ANA VERUSKA CRUZ DA SILVA MUNIZ, CPATC.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 9., 2019, Aracaju. Anais... Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros; Brasília, DF: Embrapa, 2019.
Páginas: p. 27.
Conteúdo: A Moringa oleifera tem sido bastante cultivada no Brasil devido a excelente composição química para ser utilizada como alimento para humanos e animais. A Embrapa Tabuleiros Costeiros tem uma coleção no Campo Experimental Jorge do Prado Sobral que conta atualmente com 24 acessos, sendo que em 2018 e 2019 foram inseridos três novos acessos. O objetivo deste trabalho foi verificar a composição bromatológica dos acessos da coleção. Com a seca no período, houve o comprometimento na coleta das amostras, ocorrendo apenas uma coleta de folhas (as plantas não produziram sementes), na qual foram analisados matéria seca (MS), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE) e cinzas. Os dados referentes a MS variaram de 19,72% (acesso 1) a 22,62% (acesso 15) com média de 21,37%. Quanto aos teores de PB, os valores variaram de 21,92% (acesso 20) a 29,90% (acesso 12) e a média de 26,29%. Os resultados encontrados para EE variaram de 5,12% (acesso 9) a 8,64% (acesso 14), com a média de 6,78%. Para os teores de cinzas os resultados obtidos variaram de 7,44% (acesso 21) a 9,07% (acesso 12), com média de 8,15%. Deve-se levar em consideração que existem variações que podem ocorrer devido a características do meio ambiente, alterando significativamente os índices da composição bromatológica das plantas analisadas. Estes dados, conjuntamente com os obtidos em anos anteriores, podem ajudar a selecionar plantas mais aptas a serem utilizadas em trabalho de melhoramento para obtenção de indivíduos com características superiores em relação à qualidade de forragem.
Thesagro: Moringa Oleifera
Banco de Germoplasma
Forragem
Composição Química
NAL Thesaurus: Forage
Palavras-chave: Resumo
Banco ativo de germoplama
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracterizacao-bromatologica-da-folhagem-e-das-sementes-de-Moringa-oleifera.pdf77.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace