Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119671
Título: Modelo para conversão de texto em hipertexto semântico no domínio temático da intensificação agropecuária.
Autoria: OLIVEIRA, E. D.
MACULAN, B. C. M. dos S.
PIEROZZI JUNIOR, I.
Afiliação: ELAINE DIAMANTINO OLIVEIRA, UFMG; BENILDES COURA MOREIRA DOS SANTOS MACULAN, UFMG; IVO PIEROZZI JUNIOR, CNPTIA.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. A Ciência da Informação e a era da Ciência de Dados: anais. Florianópolis: UFSC, 2019.
Páginas: 22 p.
Conteúdo: Resumo: Descreve os resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo propor um modelo para conversão de texto linear em hipertexto com abordagem semântica, cujas relações expressas nos links propiciem a aquisição de conhecimento. No contexto de aplicação desta pesquisa, o domínio agropecuário, o modelo foi aplicado na teoria da Intensificação Agropecuária, cujo teor teórico-conceitual está apresentado no livro de Ester Boserup (1965). Os elementos teórico-metodológicos analisados foram os fundamentos dos Sistemas de Organização do Conhecimento, a Teoria da Classificação Facetada, a Teoria do Conceito, princípios provenientes da Linguística e da Terminologia e aportes da Teoria da Aprendizagem Significativa. Além disso, foram abordados os principais estudos mapeados na literatura sobre a conversão de texto linear em hipertexto, incluindo os campos da Ciência da Computação, Linguística, Educação, com ênfase na Biblioteconomia e na Ciência da Informação. Partiu-se do pressuposto de que esses estudos não deixaram explícitos todos os processos necessários à conversão. Os procedimentos metodológicos são de abordagem qualitativa e exploratória, caracterizando-se como um estudo de caso de natureza aplicada no domínio agropecuário. Os resultados sugerem que o modelo, ao produzir critérios consistentes para trabalhar os aspectos conceituais e semânticos de um domínio, oferece suporte à conversão de um texto linear em hipertexto semanticamente enriquecido. Assim, conclui-se que, ao construir uma estrutura hipertextual que apresenta a informação de forma organizada e semelhante à estrutura cognitiva do leitor, é possível que ocorra a aquisição de conhecimentos mais significativos do que se comparado à disponibilização de informações apenas no formato linear.
Palavras-chave: Representação do conhecimento
Hipertexto
Conversão de texto em hipertexto
Modelagem conceitual
Knowledge representation
Hypertext
Text to hypertext conversion
Conceptual modeling
ISSN: 2177-3688
Notas: ENANCIB 2019.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ModeloconversaoEnancib.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace