Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1119779
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CLEMENTE, R. A.
OKADA, A. S.
MANCINI, C. E.
BEHLING, M.
NASCIMENTO, A. F. do
FERREIRA, A.
Additional Information: RAFAEL ALANIS CLEMENTE, UFMT, Sinop-MT; ANTONIO SHOITY OKADA, UFMT, Sinop-MT; CEZAR ERNANI MANCINI, UFMT, Sinop-MT; MAUREL BEHLING, CPAMT; ALEXANDRE FERREIRA DO NASCIMENTO, CPAMT; ANDERSON FERREIRA, CPAMT.
Title: Produtividade do milho cultivado sob diferentes doses de ureia e uso de inibidores de nitrificação e uréase.
Publisher: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 3.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 8., 2019, Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2019. p. 34.
Language: pt_BR
Keywords: Mato Grosso
Sinop-MT
Description: A aplicação superficial de nitrogênio (N) está sujeita a elevadas perdas por volatilização e lixiviação, que podem ser minimizadas pela adição de inibidores de nitrificação (DCD) e urease (NBPT) ao fertilizante nitrogenado. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade do milho utilizando o híbrido 2B810PW, submetido adubação de cobertura com ureia nas doses de 120 kg ha- e 90 kg ha-1 de N (100 % e 75% da recomendação de N para a cultura), associadas ou não a DCD e NBPT, além da inoculação das sementes com A. brasilense. Conduziu-se um experimento em esquema de parcelas subdivididas com blocos casualizados, com 4 repetições, na área experimental da Embrapa Agrossilvipastoril na segunda safra de 2018. Os tratamentos das parcelas foram constituídos pela presença ou não do inoculante A. brasilense e os tratamentos das subparcelas referiam-se a sete modelos de adubação nitrogenada, sendo: 1) 0% de N, 2) 100% de N, 3) 100% de N+NBPT, 4) 100% de N+NBPT+DCD, 5) 100% de N+DCD, 6) 75% de N+NBPT+DCD, 7) 75% de N. Os tratamentos foram aplicados em V6, e a produtividade da cultura foi avaliada pela pesagem e padronização da umidade dos grãos após a colheita mecanizada da área útil que desprezava as bordaduras de cada subparcela que possuíam 24,75 m2 de área total. As médias foram submetidas a análise de variância e comparadas pelo teste Tukey a 10% de probabilidade, além da composição de contrastes. Houve efeito significativo para os modelos de adubação propostos (p<0,01), cujos tratamentos que receberam adubação de N foram superiores independente do uso dos inibidores. Nos contrastes observou-se efeito significativo na comparação do tratamento 2 com o 7, verificando superioridade do tratamento 7 neste trabalho, independente do uso dos inibidores e da inoculação com A. brasilense. A igualdade estatística entre os tratamentos, demonstram a possibilidade de baixar a adubação nitrogenada em 25% sem prejuízo de produtividade.
Thesagro: Milho
Uréase
Data Created: 2020-02-03
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019cpamtmaurelbehlingprodutividademilhodiferentesdosesureiainibidornitrificacaoureasep34.pdf206,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace