Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1120221
Título: Preferência de Cryptolaemus montrouzieri (Col.: Coccinellidae) sobre ninfas de Maconellicoccus hirsutus (Hemip.: Pseudococcidae) e ovos de Ceratitis capitata (Dip.: Tephritidae).
Autoria: SILVA, D. M. da
SILVA, U. T. F. da
NASCIMENTO, A. S. do
SANCHES, N. F.
OLIVEIRA, G. B. de
GAMA, F. de C.
PARANHOS, B. A. J.
Afiliação: DHENIFÉ MIRELLY DA SILVA, UNIVERSIDADE DE PERNANBUCO; UILCA TAMARA FERREIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE DE PERNANBUCO; ANTONIO SOUZA DO NASCIMENTO, CNPMF; NILTON FRITZONS SANCHES, CNPMF; GIVANILDO BEZERRA DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; FARAH DE CASTRO GAMA, CPATSA; BEATRIZ AGUIAR GIORDANO PARANHOS, CPATSA.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 12., 2018. Cruz das Almas. Ciência profissional: resumos. Cruz das Almas, BA: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2019.
Páginas: p. 43.
Conteúdo: Cryptolaemus montrouzieri é um predador muito eficiente, com elevada capacidade de predação sobre diversas espécies e muito utilizado em programas de controle biológico em todo mundo. Para a criação massal deste predador devem-se buscar dietas artificiais ou presas alternativas que sejam de baixo custo e adequadas ao desenvolvimento do inseto. Com esta finalidade, o estudo teve como objetivo verificar se C. montrouzieri criado em ovos de C. capitata, como presa alternativa, teria seu comportamento de predação alterado quando utilizado para controle de M. hirsutus. Para montagem do experimento foram utilizados machos e fêmeas de C. montrouzieri criados em dieta a base de ovos de C. capitata. O experimento foi conduzido sob condições controladas (28±1°C, 75±5%) e fotoperíodo de 12:12. Foram oferecidos separadamente (sem chance de escolha) e conjuntamente (com chance de escolha) ovos de C. capitata e ninfas de M. hirsutus para machos e fêmeas de C. montrouzieri. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado, com nove repetições. Verificou-se que tanto machos como fêmeas de C. montrouzieri, aceitaram as duas presas ofertadas quando as mesmas foram oferecidas separadamente e conjuntamente. O consumo de ninfas foi superior ao de ovos de C. capitata: da ordem de duas vezes, tanto para fêmeas (38,89 ninfas/ 20,56 ovos, P<0.01), como para machos (38,78 ninfas/ 20,22 ovos, P<0.01), quando as presas foram oferecidas separadamente. Ao serem ofertadas conjuntamente, o consumo foi semelhante para as fêmeas deste predador (18,67 ninfas/ 17,44 ovos), porém os machos consumiram mais ninfas (19,63) do que ovos (12,13). Estes resultados mostram que a joaninha criada massalmente sobre ovos de C. capitata, não teria seu comportamento de predação alterado quando usado em programas de controle biológico para a cochonilha rosada. Assim, ovos de C. capitata podem ser utilizados como presa alternativa na criação de C. montrouzieri.
Thesagro: Joaninha
Praga de Planta
Inseto
Controle Biológico
Ceratitis Capitata
Maconellicoccus Hirsutus
NAL Thesaurus: Cryptolaemus montrouzieri
Palavras-chave: Consumo de ninfas
Ovos de Ceratitis capitata
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Preferencia-de-Cryptolaemus-montrouzieri.pdf432.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace