Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1120421
Título: Etnobotânica: apontamentos metodológicos.
Autor: MARTINS, A. de M. C.
MORAIS, L. A. S. de
Afiliación: Adriana de Magalhães Chaves Martins, UFRRJ; LILIA APARECIDA SALGADO DE MORAIS, CNPAB.
Año: 2019
Referencia: In: SEMANA CIENTÍFICA JOHANNA DÖBEREINER, 19, 2019, Seropédica, RJ. Bioeconomia, diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável. Caderno de resumos... Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2019.
Descripción: Este trabalho exploratório, não exaustivo, foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica nas bases eletrônicas Scielo e Google Acadêmico, entre 1990 e 2019, com objetivo de identificar conceitos, métodos de abordagem e técnicas de pesquisa em etnobotânica. Entre os principais resultados conceituais identificados estão a indissociabilidade entre sociedade, cultura e ambiente; a capacidade de gerar conhecimento associando saberes tradicionais e científicos; o potencial de criar alternativas para mitigar impactos e danos socioambientais e a interdisciplinaridade. Há diversidade e abrangência nos objetos de estudo. Podem ser realizados com populações tradicionais ou não; em sociedades industrializadas ou não; com populações urbanas e rurais.
Thesagro: Planta Medicinal
Palabras clave: Método etnológico
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPAB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Etnobotanicaapontamentosmetodologicos.pdf53.37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace