Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123439
Título: Os impactos do paradigma do conceito de desenvolvimento sustentável na formação do técnico agrícola do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM- Campus Zona Leste.
Autoria: SEABRA, V. do N.
Afiliação: VLAMIR DO NASCIMENTO SEABRA, Orientador: Dr. Roberval Bezerra de Lima, CPAA.
Ano de publicação: 2011
Referência: 2011.
Páginas: 105 f.
Conteúdo: Neste trabalho são apresentados os fatores determinantes na formação profissional dos técnicos agrícolas e a influência dos paradigmas do desenvolvimento sustentável na sua qualificação profissional. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados foram entrevistas estruturadas tanto com os técnicos formados, quanto com os formadores, analisando o conteúdo das informações destas entrevista. Nos capítulos teóricos, apresentam-se os aspectos históricos sobre a formação dos técnicos agrícolas, relacionados à mudança na relação homem-natureza, os marcos históricos do movimento ambientalista, questões sobre o desenvolvimento sustentável e a influência do paradigma da sustentabilidade na formação profissional. Na conclusão refuta-se a hipótese de que o modelo pedagógico Taylorista-Fordista, com forte enfoque positivista tenha sido superado, pelos modelos sistêmicos, interligados e interdependentes da sustentabilidade.
Thesagro: Desenvolvimento Sustentável
Formação Profissional
Notas: Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus. Orientador: Dr. Roberval Bezerra de Lima.
Tipo do material: Teses
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VLAMIR-DO-NASCIMENTO-SEABRA.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace