Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123588
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2020
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: CARMO, K. B.
BERBER, G. C. M.
BOURSCHEIDT, M. L. B.
GARCIA, M. N.
SILVA, A. F. da
FERREIRA, A.
Additional Information: Universidade Federal de Mato Grosso; Universidade Federal de Rondonópolis; Universidade Federal de Mato Grosso; Instituto de Pesquisas da Amazônia; ALEXANDRE FERREIRA DA SILVA, CNPMS; ANDERSON FERREIRA, CPAMT.
Title: Desempenho agronômico do milho safrinha em resposta a doses de nitrogênio combinadas com inoculante biológico em Mato Grosso.
Publisher: Scientific Electronic Archives, v. 13, n. 7, p. 95-101, 2020.
Language: Portugues
Keywords: Adubo nitrogenado
Fixador de nitrogênio
Bactéria diazotrófica
Gricultura sustentável
Description: O alto preço do adubo nitrogenado é um fator agravante para o custo de produção do milho safrinha e seu uso pode acarretar impactos negativos ao ambiente. Bactérias diazotróficas possuem a capacidade se associarem com diferentes espécies vegetais e fornecer nitrogênio fixado do ar. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho agronômico de milho safrinha inoculado com Azospirillum brasilense e cultivado com doses de nitrogênio no estado de Mato Grosso. O experimento foi dimensionado e reproduzido a campo com seis tratamentos: 42 kg N ha-1 com inoculante; 31,5 kg N ha-1 com inoculante; 21 kg N ha-1 com inoculante; 0 kg de N com inoculante; 0 kg de N sem inoculante; 42 kg N ha-1 sem inoculante. O inoculante testado continha duas estirpes de A. brasilense. Foram avaliadas nove variáveis após a colheita e os dados foram submetidos ao teste de Kruskal-Wallis (p ≤ 0,01). As variáveis produtividade, número de fileiras de grãos por espiga, número de grãos por fileira, diâmetro de espiga, peso da espiga e peso do sabugo responderam positivamente a inoculação em conjunto com 42 Kg de N. As variáveis massa de mil grãos, peso da palha e diâmetro do sabugo não variaram de acordo com os tratamentos. A produtividade nos tratamentos com inoculante suplementados com doses de N reduzidas foi igual a maior dose de N sem inoculante. Esses resultados indicaram que a aplicação de inoculantes com doses de nitrogênio reduzidas pode ser uma alternativa para a redução do uso de adubo nitrogenado sem redução da produtividade de milho na safrinha naquelas condições edafoclimáticas e pacote tecnológico em Mato Grosso
NAL Thesaurus: Azospirillum brasilense
Data Created: 2020-07-02
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desempenho-agronomico.pdf420,23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace