Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGASPAR, L. M. R.
dc.contributor.authorINACIO, C. de T.
dc.contributor.authorQUINTAES, B. R.
dc.contributor.authorCARVALHO, L. de S. Q.
dc.contributor.authorPERES, A. A. de C.
dc.date.accessioned2020-07-22T11:10:47Z-
dc.date.available2020-07-22T11:10:47Z-
dc.date.created2020-07-21
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationEngenharia Sanitária e Ambiental, v. 25, n. 3, p. 477-488, maio/jun. 2020.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123943-
dc.descriptionAs atividades agroindustriais geram grandes quantidades de resíduos sólidos orgânicos. Por essa razão, são responsáveis por estabelecer metas e estratégias de gerenciamento de seus resíduos, visando, sempre que possível, à reutilização, à reciclagem e ao tratamento. Realizou-se um estudo de caso em que foi avaliada a viabilidade econômico-financeira de diferentes cenários para o gerenciamento de resíduos sólidos orgânicos provenientes do processamento mínimo de hortaliças em uma agroindústria localizada na cidade de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Os cenários que avaliaram os custos com a disposição final dos resíduos sólidos orgânicos em aterros sanitários se apresentaram elevados. Já no cenário que considerou o tratamento dos resíduos sólidos orgânicos, por meio da técnica de compostagem, observou-se que este foi viável financeiramente e atrativo para investimento, pois apresentou uma rentabilidade na ordem de 19,28% a.a., rentabilidade esta superior às diferentes opções de aplicações financeiras disponíveis no mercado. Com o tratamento dos resíduos sólidos orgânicos e a comercialização do composto produzido, promove-se a geração de receita para a agroindústria e a destinação ambientalmente correta desses resíduos, pois o tratamento não só reduz os impactos ambientais e o volume de resíduos gerados, mas também permite a reinserção dos nutrientes no ciclo produtivo de novas culturas, gerando renda para a agroindústria. Para o tratamento dos resíduos faz-se necessário um investimento inicial de R$ 385.388,09, e estimou-se que o tempo necessário para a recuperação do capital financeiro foi de curto prazo, com quatro anos e dez meses.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGerenciamento
dc.subjectResíduo agroindustrial
dc.subjectTaxa interna de retorno
dc.subjectValor presente líquido
dc.titleAnálise econômico-financeira do gerenciamento dos resíduos sólidos orgânicos em uma agroindústria de processamento mínimo de hortaliças.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroCompostagem
dc.subject.thesagroResíduo Orgânico
dc.subject.thesagroResíduo Solido
dc.subject.nalthesaurusComposting
dc.subject.nalthesaurusOrganic wastes
dc.subject.nalthesaurusWaste management
riaa.ainfo.id1123943
riaa.ainfo.lastupdate2020-07-21
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/s1413-4152202020180189
dc.contributor.institutionLÍVIA MARA RIBEIRO GASPAR, UFRJ; CAIO DE TEVES INACIO, CNPS; BIANCA RAMALHO QUINTAES, COMLURB; LUCINERE DE SOUZA QUINTANILHA CARVALHO, UFF; AFONSO AURELIO DE CARVALHO PERES, UFF.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analise-economico-financeira-do-gerenciamento-dos-residuos-solidos-organicos-em-uma-agroindustria-2020.pdf10,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace