Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLACERDA, L. N. C.
dc.contributor.authorRICALDONI, M. A.
dc.contributor.authorROSA, S. D. V. F. da
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, M. A. de
dc.contributor.authorCARVALHO, M. A. de F.
dc.contributor.authorFANTAZZINI, T. B.
dc.date.accessioned2020-09-10T04:39:33Z-
dc.date.available2020-09-10T04:39:33Z-
dc.date.created2020-09-09
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFLA, 32., 2019, Lavras. [Anais...]. Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2019.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124822-
dc.descriptionA formação de mudas vigorosas e sadias é um fator fundamental para se obter um estande homogêneo e com longevidade produtiva. Esses fatores são ainda mais relevantes quando a lavoura a ser formada for de espécies perenes, a exemplo do café. Para viabilizar a disponibilidade de sementes e mudas em épocas mais favoráveis, atendendo às necessidades dos produtores, é importante que a viabilidade das sementes de café seja mantida ao longo do armazenamento. Para espécies recalcitrantes ou intermediárias como as do gênero Coffea, a criopreservação é uma alternativa para manter a viabilidade das sementes por longo-prazo. Assim, objetivou-se com esse trabalho estudar o desenvolvimento de mudas de café com o uso de sementes de Coffea arabica L. armazenadas em câmara fria e criopreservadas. As sementes foram submetidas a quatro tratamentos de secagem: em secador estacionário até atingirem 12% e 32% de umidade, em solução salina saturada até atingirem 17% de umidade e em sílica gel até atingirem 17% de umidade. As sementes com 12% e 32% de umidade foram armazenadas em câmara fria e seca, e as sementes com 17% em criotanques, por período de seis meses. As sementes foram semeadas em saquinhos plásticos para a produção de mudas em viveiro. As mudas de Coffea arabica L. provenientes de sementes armazenadas em câmara fria e seca, com 32% de umidade (S2), e as provenientes de sementes secadas em sílica gel e criopreservadas (S4) apresentaram bom desenvolvimento, com altura média dentro da normalidade, independentemente do armazenamento das sementes. A utilização de sementes de Coffea arabica L. criopreservadas é uma alternativa viável para a produção das mudas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de mudas de Coffea arabica L. originadas de sementes criopreservadas.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroEtapa de Desenvolvimento da Planta
dc.subject.thesagroMuda
dc.subject.thesagroCoffea Arábica
dc.subject.thesagroSecagem
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroNitrogênio
dc.description.notesSessão: 9. Instituição de Fomento: CNPq / Embrapa.
riaa.ainfo.id1124822
riaa.ainfo.lastupdate2020-09-09
dc.contributor.institutionLAURA NARDELLI CASTANHEIRA LACERDA, UFLA; MARCELA ADREOTTI RICALDONI, UFLA; STTELA DELLYZETE VEIGA F DA ROSA, CNPCa; MADELEINE ALVES DE FIGUEIREDO, UFLA; MILENE ALVES DE FIGUEIREDO CARVALHO, CNPCa; TATIANA BOTELHO FANTAZZINI, UFLA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3-2019-Desenvolvimento-de-mudas.pdf2.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace