Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124822
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLACERDA, L. N. C.
dc.contributor.authorRICALDONI, M. A.
dc.contributor.authorROSA, S. D. V. F. da
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, M. A. de
dc.contributor.authorCARVALHO, M. A. de F.
dc.contributor.authorFANTAZZINI, T. B.
dc.date.accessioned2020-09-10T04:39:33Z-
dc.date.available2020-09-10T04:39:33Z-
dc.date.created2020-09-09
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFLA, 32., 2019, Lavras. [Anais...]. Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2019.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124822-
dc.descriptionA formação de mudas vigorosas e sadias é um fator fundamental para se obter um estande homogêneo e com longevidade produtiva. Esses fatores são ainda mais relevantes quando a lavoura a ser formada for de espécies perenes, a exemplo do café. Para viabilizar a disponibilidade de sementes e mudas em épocas mais favoráveis, atendendo às necessidades dos produtores, é importante que a viabilidade das sementes de café seja mantida ao longo do armazenamento. Para espécies recalcitrantes ou intermediárias como as do gênero Coffea, a criopreservação é uma alternativa para manter a viabilidade das sementes por longo-prazo. Assim, objetivou-se com esse trabalho estudar o desenvolvimento de mudas de café com o uso de sementes de Coffea arabica L. armazenadas em câmara fria e criopreservadas. As sementes foram submetidas a quatro tratamentos de secagem: em secador estacionário até atingirem 12% e 32% de umidade, em solução salina saturada até atingirem 17% de umidade e em sílica gel até atingirem 17% de umidade. As sementes com 12% e 32% de umidade foram armazenadas em câmara fria e seca, e as sementes com 17% em criotanques, por período de seis meses. As sementes foram semeadas em saquinhos plásticos para a produção de mudas em viveiro. As mudas de Coffea arabica L. provenientes de sementes armazenadas em câmara fria e seca, com 32% de umidade (S2), e as provenientes de sementes secadas em sílica gel e criopreservadas (S4) apresentaram bom desenvolvimento, com altura média dentro da normalidade, independentemente do armazenamento das sementes. A utilização de sementes de Coffea arabica L. criopreservadas é uma alternativa viável para a produção das mudas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de mudas de Coffea arabica L. originadas de sementes criopreservadas.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroEtapa de Desenvolvimento da Planta
dc.subject.thesagroMuda
dc.subject.thesagroCoffea Arábica
dc.subject.thesagroSecagem
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroNitrogênio
dc.description.notesSessão: 9. Instituição de Fomento: CNPq / Embrapa.
riaa.ainfo.id1124822
riaa.ainfo.lastupdate2020-09-09
dc.contributor.institutionLAURA NARDELLI CASTANHEIRA LACERDA, UFLA; MARCELA ADREOTTI RICALDONI, UFLA; STTELA DELLYZETE VEIGA F DA ROSA, CNPCa; MADELEINE ALVES DE FIGUEIREDO, UFLA; MILENE ALVES DE FIGUEIREDO CARVALHO, CNPCa; TATIANA BOTELHO FANTAZZINI, UFLA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (SAPC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
3-2019-Desenvolvimento-de-mudas.pdf2.85 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace