Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124825
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, E. da
dc.contributor.authorCASTANHEIRA, D. T.
dc.contributor.authorCARVALHO, M. A. de F.
dc.contributor.authorGUIMARÃES, R. J.
dc.date.accessioned2020-09-10T04:39:55Z-
dc.date.available2020-09-10T04:39:55Z-
dc.date.created2020-09-09
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFLA, 32., 2019, Lavras. [Anais...]. Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2019.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124825-
dc.descriptionCaracterísticas anatômicas foliares podem oferecer respostas às principais limitações enfrentadas pelo cafeeiro, principalmente as relacionadas com as condições ambientais de cultivo. Objetivou-se, neste trabalho, avaliar o número de estômatos em folhas de cafeeiros cultivados com técnicas agronômicas tradicionais e inovadoras, com foco na otimização do uso da água. O experimento foi conduzido no setor de cafeicultura, na Universidade Federal de Lavras ? UFLA. Os fatores em estudo foram dispostos em esquema fatorial 3x2x5, perfazendo um total de 30 tratamentos alocados na área experimental em parcelas sub-subdivididas. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso com três repetições. Foram estudados três manejos do solo (filme de polietileno, braquiária e solo exposto), dois tipos de fertilizantes (convencional e fertilizante de liberação controlada) e cinco condicionadores de solo (casca de café, gesso agrícola, polímero hidrorretentor, composto orgânico e testemunha). Para a avaliação do número de estômatos do cafeeiro em submetida a cada manejo, coletou-se em julho de 2018 folhas completamente expandidas, localizadas no segundo ou terceiro nó do ramo plagiotrópico, no terço médio das plantas. As folhas, assim que coletadas, foram transportadas para o laboratório em papéis ?germitest? identificados e umedecidos com água deionizada. Posteriormente, retirou-se impressão da epiderme na face abaxial da folha, por meio método de impressão com adesivo instantâneo universal (éster de cianoacrilato) sobre lâmina de vidro. As lâminas obtidas foram observadas e fotografadas em microscópio óptico modelo Kasvi RED 200, utilizando objetiva de 20x, acoplado à câmera digital MoticMoticam 5,0MP. Posteriormente, para a obtenção dos dados, as imagens foram analisadas, podendo assim quantificar o número de estômatos. com o software UTHSCSA-Imagetool. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que o cafeeiro que recebeu fertilizante convencional apresentou maior número de estômatos. O tipo de manejo de cobertura do solo e os condicionadores não influenciaram na variável estudada.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleNúmero de estômatos em folhas de cafeeiros cultivados com diferentes técnicas agronômicas com foco na otimização do uso da água.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAnatomia Vegetal
dc.subject.thesagroSistema de Cultivo
dc.subject.thesagroCafé
dc.description.notesSessão: 9. Número pôster: 11. Instituição de Fomento: UFLA. Projeto 109 (Concafé).
riaa.ainfo.id1124825
riaa.ainfo.lastupdate2020-09-09
dc.contributor.institutionELISÂNGELA DA SILVA, UFLA; DALYSE TOLEDO CASTANHEIRA, UFV; MILENE ALVES DE FIGUEIREDO CARVALHO, CNPCa; RUBENS JOSÉ GUIMARÃES, UFLA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5-2019-numero-de-estomatos.pdf3.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace