Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1125074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMATOS, N. M. S. de
dc.contributor.authorMARTINS, T. F. R.
dc.contributor.authorMENDES, A. N. G.
dc.contributor.authorRODRIGUES, G. C.
dc.contributor.authorVEIGA, A. D.
dc.contributor.authorBARTHOLO, G. F.
dc.contributor.authorMARRACCINI
dc.contributor.authorCARVALHO, M. A. de F.
dc.date.accessioned2020-09-24T09:13:12Z-
dc.date.available2020-09-24T09:13:12Z-
dc.date.created2020-09-23
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE FISIOLOGIA VEGETAL, 1., 2018, Lavras. Livro de resumos... Lavras: UFLA, 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1125074-
dc.descriptionO estudo das relações hídricas para a cultura do cafeeiro é de suma importância, principalmente em regiões produtoras onde se utiliza o sistema de manejo irrigado com suspensão da irrigação por período determinado na fase que antecede a florada, visando maior uniformidade na floração. Um dos objetivos do programa de melhoramento do cafeeiro na região do Cerrado do Planalto Central é a indicação de plantas que se adaptem melhor ao sistema de irrigação utilizado. Para a realização desse estudo, foram avaliados seis genótipos (14, 22, 114, 125, 8 e 30) de Coffea canephora cultivados na região do Cerrado do Planalto Central no ano de 2016. As plantas passaram por um período de suspensão da irrigação de, aproximadamente, 60 dias, para a uniformização da florada. No final desse período (FPSI) e dois dias após o retorno da irrigação (2dARI) avaliou-se o potencial hídrico antemanhã (MPa), com a bomba de Scholander, em folhas completamente expandidas. De acordo com os dados analisados, utilizando delineamento inteiramente casualizado e teste de médias de Scott knott, foi observado que no FPSI, os genótipos 8 e 125 apresentaram maiores valores de potencial hídrico em relação aos demais. Aos 2dARI todos os genótipos apresentaram maiores valores de potencial hídrico em comparação ao FPSI, com destaque para 8 e 114 que apresentaram maiores valores que os demais genótipos. Considerando-se o potencial hídrico, os genótipos acima citados são potencialmente adaptáveis à condição experimental imposta, podendo ser recomendados para testes finais no programa de melhoramento do cafeeiro do Cerrado do Planalto Central.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titlePotencial hídrico de genótipos de Coffea canephora sob condições de Cerrado.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroMétodo de Irrigação
dc.subject.thesagroCoffea Canephora
riaa.ainfo.id1125074
riaa.ainfo.lastupdate2020-09-23
dc.contributor.institutionNAGLA MARIA SAMPAIO DE MATOS, UFLA; THAYLA FROES RODRIGUES MARTINS, UFLA; ANTÔNIO NAZARENO GUIMARÃES MENDES, UFLA; GUSTAVO COSTA RODRIGUES, UFLA; ADRIANO DELLY VEIGA, CPAC; GABRIEL FERREIRA BARTHOLO, CNPCa; PIERRE MARRACCINI, CIRAD; MILENE ALVES DE FIGUEIREDO CARVALHO, CNPCa.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
6-2018-Potencial-hidrico.pdf142,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace