Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1125075
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, T. R.
dc.contributor.authorRICALDONI, M. A.
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, M. A. de
dc.contributor.authorCARVALHO, M. A. de F.
dc.contributor.authorSTÉPHANO FILHO, R.
dc.contributor.authorROSA, S. D. V. F. da
dc.date.accessioned2020-09-24T09:13:22Z-
dc.date.available2020-09-24T09:13:22Z-
dc.date.created2020-09-23
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFLA, 31., 2018, Lavras. [Anais...]. Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2018.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1125075-
dc.descriptionO gênero Coffea produz sementes intermediárias, o que impossibilita o armazenamento e a conservação da sua viabilidade por períodos prolongados. Com isso, existe a necessidade contínua de aprimorar a base do conhecimento sobre o processamento das sementes que preservem sua qualidade, limitando ao máximo as perdas no armazenamento antes do plantio. A criopreservação é uma das alternativas para a conservação de diversas espécies, tendo como vantagem a possibilidade de armazenamento por longos períodos. Em estudos prévios sobre criopreservação de sementes de café constata-se que o teor de água de 17% (bu) permite maior sobrevivência das sementes de Coffea arabica L. à criopreservação quando imersas diretamente em nitrogênio líquido. Pelo exposto, objetivou-se com esse trabalho estudar a qualidade de mudas de Coffea arabica L. através da análise de trocas gasosas e estudar a qualidade fisiológica das sementes submetidas a diferentes metodologias de secagem e armazenamento em nitrogênio líquido. Frutos da espécie C. arabica L. foram colhidos em lavouras da Fundação Procafé e descascados mecanicamente. As sementes foram desmuciladas por fermentação em água, por 24 horas a 25oC. Em seguida, estas foram submetidas a três processos distintos de secagem utilizando-se secador estacionário, sílica gel e solução saturada de NaCl, até atingirem 12, 17, 17 e 32% (bu) de umidade, respectivamente, sendo obtidos quatro tratamentos (S1; S2; S3 e S4). Após a secagem, dois tratamentos foram armazenados em câmara fria (S1; S2) e os outros dois armazenados em nitrogênio líquido (S3; S4). Após o armazenamento, foi feito teste de germinação para análise da condição fisiológica das sementes e, além disso, as sementes foram semeadas em sacos plásticos contento substrato Tropstrato e instaladas no viveiro até atingirem 6 meses de idade para a análise de trocas gasosas, realizada por meio do sistema portátil de análise de gases infravermelho (IRGA LICOR ? 6400XT). A qualidade fisiológica das sementes de Coffea arabica submetidas à secagem lenta em solução salina saturada seguida da criopreservação, é afetada negativamente, o que pode prejudicar, posteriormente, a qualidade e o desenvolvimento de mudas desta espécie. Com tudo, para a análise de trocas gasosas não houve diferença estatística entre os tratamentos para as variáveis taxa fotossintética líquida, condutância estomática, taxa transpiratória e eficiência do uso da água.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleQualidade fisiológica de mudas e sementes de Coffea arabica L. provenientes de sementes criopreservadas.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroFisiologia Vegetal
dc.subject.thesagroMuda
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroCriopreservação
dc.subject.thesagroCoffea Arábica
riaa.ainfo.id1125075
riaa.ainfo.lastupdate2020-09-23
dc.contributor.institutionTOBIAS ROSESTOLATO OLIVEIRA, UFLA; MARCELA ADREOTTI RICALDONI, UFLA; MADELEINE ALVES DE FIGUEIREDO, UFLA; MILENE ALVES DE FIGUEIREDO CARVALHO, CNPCa; RICARDO STÉPHANO FILHO, UFLA; STTELA DELLYZETE VEIGA F DA ROSA, CNPCa.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
7-2018-Qualidade-fisiologica.pdf3,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace