Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1125410
Título: Estabilidade da torta parcialmente desengordurada de amêndoas despeliculadas de cupuaçu.
Autor: NASCIMENTO, F. C. da C.
SOUZA, J. M. L. de
YOMURA, R. B. T.
VASCONCELOS, M. A. M. de
NASCIMENTO, M. M. do
Afiliación: Francisco Chagas da Cruz Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, bolsista Pibic/CNPq na Embrapa Acre; JOANA MARIA LEITE DE SOUZA, CPAF-AC; RENATA BELTRAO TEIXEIRA YOMURA, CPAF-AC; MARCUS ARTHUR MARCAL DE VASCONCELOS, CPAF-AC; Matheus Matos do Nascimento, Universidade Federal do Acre.
Año: 2020
Referencia: In: SEMINÁRIO DA EMBRAPA ACRE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO, 2., 2019, Rio Branco, AC. A Contribuição da ciência para a agropecuária no Acre: anais. Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2020.
Páginas: p. 59-63.
Descripción: Sementes de cupuaçu possuem características botânicas e químicas semelhantes às de cacau, além da composição em aminoácidos, possibilitando sua utilização na fabricação de produtos similares ao chocolate; entretanto, são descartadas como resíduos das agroindústrias. Neste trabalho avaliou-se a estabilidade da torta parcialmente desengordurada de amêndoas despeliculadas durante o armazenamento, visando a sua utilização como alimento. A torta foi armazenada durante 30 dias e analisada nos tempos 0, 15 e 30 dias, obtendo-se a composição centesimal aproximada e características físico-químicas (pH, atividade de água e acidez). Houve diferença significativa para os teores de umidade, cinzas, fibra bruta, carboidratos e valor energético. O teor máximo de umidade foi 4,0% aos 30 dias, indicando uma boa estabilidade no período estudado. Não houve diferença significativa para os teores de proteínas e lipídeos, cujas médias foram 14,2% e 47,2%, respectivamente. A torta apresentou importantes teores de cinzas e fibras. Quanto às características físico-químicas, atividade de água e acidez não diferiram entre si, mas o pH foi diferente entre 0 e 15 dias e semelhante entre 15 e 30 dias. A torta parcialmente desengordurada apresenta elevado teor de proteínas, cinzas e fibras, sendo uma boa fonte de nutrientes para a indústria de alimentos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a estabilidade da torta parcialmente desengordurada de amêndoas de cupuaçu despeliculadas durante o armazenamento, visando a sua utilização como alimento.
Thesagro: Cupuaçu
Theobroma Grandiflorum
Amêndoa
Resíduo Orgânico
Qualidade
Armazenamento
NAL Thesaurus: Almonds
Organic wastes
Waste utilization
Storage conditions
Food quality
Palabras clave: Torta parcialmente desengordurada
Reaproveitamento
Almendras
Desechos orgánicos
Aprovechamiento de desechos
Calidad de los alimentos
Projeto RECA
Nova Califórnia (RO)
Rondônia
Embrapa Acre
Rio Branco (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Citación: (Embrapa Acre. Eventos técnicos & científicos, 2).
Notas: Editores técnicos: Virgínia de Souza Álvares: Fabiano Marçal Estanislau.
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
27045.pdf245,8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace