Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1125453
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2020
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, J. M. L. de
LIMA, M. S. de
NASCIMENTO, F. C. da C.
ALVARES, V. de S.
YOMURA, R. B. T.
NASCIMENTO, M. M. do
Additional Information: JOANA MARIA LEITE DE SOUZA, CPAF-AC; Marilene Santos de Lima, Universidade Federal do Acre; Francisco Chagas da Cruz Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, bolsista Pibic/CNPq na Embrapa Acre; VIRGINIA DE SOUZA ALVARES, CPAF-AC; RENATA BELTRAO TEIXEIRA YOMURA, CPAF-AC; Matheus Matos do Nascimento, Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, Universidade Federal do Acre.
Title: Caracterização de amêndoas de cupuaçu despeliculadas e torta parcialmente desengordurada.
Publisher: In: SEMINÁRIO DA EMBRAPA ACRE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO, 2., 2019, Rio Branco, AC. A Contribuição da ciência para a agropecuária no Acre: anais. Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2020.
Pages: p. 141-146.
Series/Report no.: (Embrapa Acre. Eventos técnicos & científicos, 2).
Language: Portugues
Notes: Editores técnicos: Virgínia de Souza Álvares; Fabiano Marçal Estanislau.
Keywords: Torta parcialmente desengordurada
Almendras
Fermentación
Projeto RECA
Secado
Condiciones de almacenamiento
Contenido de agua
Nova Califórnia (RO)
Extrema (RO)
Rondônia
Embrapa Acre
Rio Branco (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Description: O valor econômico do cupuaçu baseia-se na industrialização e comercialização da polpa, muito apreciada em sucos, cremes, sorvetes e doces em pasta. As amêndoas de cupuaçu possuem características botânicas e químicas que as assemelham ao cacau, além de diferenciada composição em aminoácidos, o que possibilitaria sua utilização na fabricação de produtos semelhantes ao chocolate. Porém, frequentemente, as amêndoas são descartadas como resíduos das agroindústrias. Este trabalho teve como objetivo comparar as características de composição centesimal e físico-química das amêndoas de cupuaçu fermentadas e despeliculadas e da torta parcialmente desengordurada, visando a sua utilização como matéria-prima para a indústria de alimentos. Houve diferença significativa entre os tratamentos em todas as características avaliadas. A torta apresentou valores de atividade de água próximos a 0,5, indicando boa estabilidade. Os parâmetros de cor também indicaram processos de fermentação e secagem bem conduzidos. O teor de umidade foi indicativo de estabilidade. Amêndoas e torta parcialmente desengordurada apresentaram teores importantes de proteínas, lipídeos, fibras e cinzas, demonstrando potencial para uso pela indústria alimentícia. Este trabalho teve como objetivo avaliar a incidência de fungos em amêndoas de cupuaçu fermentadas, despeliculadas, secas e armazenadas em sacos de ráfia à temperatura ambiente por 75 dias.
Thesagro: Cupuaçu
Theobroma Grandiflorum
Amêndoa
Fermentação
Secagem
Armazenamento
Teor de Umidade
NAL Thesaurus: Almonds
Fermentation
Drying
Storage conditions
Water content
Data Created: 2020-10-13
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
27059.pdf249.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace