Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127075
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agroenergia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2020
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, M. de A.
GUIMARÃES, M. B.
RODRIGUES NETO, J. C.
MENDONCA, S.
SIQUEIRA, F. G. de
ABDELNUR, P. V.
Additional Information: Miria de Almeida Souza, Universidade Federal de Goiás; Marina Borges Guimarães; Jorge Candido Rodrigues Neto, Universidade Federal de Goiás; SIMONE MENDONCA, CNPAE; FELIX GONCALVES DE SIQUEIRA, CNPAE; PATRICIA VERARDI ABDELNUR, CNPAE.
Title: Metabolômica de Schizophyllum commune cultivados em torta do caroço de algodão por espectrometria de massas.
Publisher: In: ENCONTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA EMBRAPA AGROENERGIA, 6., 2020, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2020.
Pages: p. 49-56
Language: Portugues
Keywords: Metabólitos bioativos
Description: A grande demanda de fonte energética despertou o uso de biodiesel derivados de óleos vegetais, tendo destaque para a cultura do algodão. A torta/farelo do caroço de algodão (TCA), oriundo da etapa de extração do óleo, é rica em proteína, lipídeos e carboidratos. No entanto, a TCA possui compostos, como o gossipol e a lignina, os quais necessitam de tratamento adequado para degradá‑los. A degradação destes compostos utilizando macrofungos tem se destacado, viabilizando assim a sua utilização na nutrição de animais. Portanto, é necessário prospectar os compostos químicos degradados e/ou produzidos após a fermentação com macrofungos. Esse trabalho teve como objetivo a caracterização de metabólitos presentes em TCA após a fermentação estado sólido de Schizophyllum commune, utilizando metabolômica untargeted por cromatografia de ultra alta eficiência, acoplado a espectrometria de massas tandem (UHPLC‑ESI‑MS/MS). Os dados foram submetidos à análise de componentes principais (PCA) e comparados ao banco de dados. O PCA das amostras demosntrou alterações significativas no perfil de compostos químicos da torta de caroço de algodão (in natura) após a fermentação fúngica. Foi possível identificar os compostos químicos N‑butiril‑L‑homoserina lactona, di‑hidroanticapsina e inosina, os quais não foram relatados na literatura. Foram prospectados compostos das classes dos lipídeos, aminoácidos, oligossacarídeos, nucleosídeos e nucleotídeos, agregando valor a torta de caroço de algodão. Assim, a metabolômica, que ainda é pouco explorada no fungo S. commune foi aplicada para detectar diversas classes de metabólitos através da técnica avançada UHPLC‑MS/MS. A ferramenta de metabolômica untargeted aplicada neste trabalho poderá ser aplicado a outras espécies de fungos. Tais informações contribuem para trabalhos envolvendo a desconstrução da biomassa lignocelulósica e indústria de nutrição animal.
Thesagro: Biocombustível
Algodão
Basidiomicetos
Fermentação
Insumo
Biomassa
NAL Thesaurus: Schizophyllum commune
Data Created: 2020-11-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Metabolo770mica-de-Schizophyllum-2020.pdf932.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace