Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127582
Título: Caracterização de Potencial Xilanase de Paenibacillus sp. WS30.
Autoria: MOURA, S. C. de
SOUTO, B. de M.
ARAUJO, A. de R. B.
QUIRINO, B. F.
Afiliação: Sarah Conessa de Moura, Universidade Católica de Brasília; BETULIA DE MORAIS SOUTO, CNPAE; Andrêssa de Rezende Bastos Araujo; BETANIA FERRAZ QUIRINO, CNPAE.
Ano de publicação: 2020
Referência: In: ENCONTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA EMBRAPA AGROENERGIA, 6., 2020, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2020.
Páginas: p. 114-119
Conteúdo: Xilanases são enzimas que catalisam a hidrólise da ligação glicosídica ??(1,4) da cadeia linear da xilana, um dos principais polissacarídeos estruturais das células vegetais e o segundo mais abundante na natureza. Bactérias e fungos são eficientes produtores de enzimas xilanolíticas, sendo assim nesse trabalho genes de potenciais xilanases da coleção de microrganismos da Embrapa Agroenergia foram clonados em cepas de Escherichia coli Tuner DE3 por meio do plasmídeo pET21a. Oriundo de Paenibacillus sp. o gene P_X6 foi expresso em E. coli e destacou?se pela atividade da enzima produzida sobre xilana. A proteína P_X6 apresenta 39,65 kDa de massa molecular, tendo o gene que a codifica 1.023 pares de bases. A atividade enzimática de P_X6 foi avaliada nos substratos sintéticos pNPG, pNPGal, pNPC, pNP?G e pNPX e nos naturais xilana, celobiose, maltose, lactose, salicina e xilobiose. Posto isso, após 72 horas de expressão, concentração da amostra e purificação por cromatografia de afinidade, verificou?se a presença de atividade enzimática em pNPX, pNPC e em xilana. A P_X6 se mostrou promissora por apresentar alta atividade em xilana de faia.
Thesagro: Bioquímica
Genoma
NAL Thesaurus: Biochemistry
Genome
Xylan
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracterizac807a771o-de-Potencial-Xilanase-2020.pdf277,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace