Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127739
Título: Produção heteróloga e caracterização funcional das expansinas de cana-de-açúcar SacEXP4 e SacEXP7.
Autoria: RODRIGUES, K. B.
SOUZA, A. A.
PEIXOTO, J. de S. G.
SILVA, C. de O. G.
ANDREANI, L.
MENDES, T. D.
VALADARES, L. F.
ABDELNUR, P. V.
SILVA, F. M.
GONCALVES, S. B.
RODRIGUES, D. de S.
SALUM, T. F. C.
DAMASO, M. C. T.
FAVARO, L. C. de L.
Afiliação: Kelly Barreto Rodrigues, Universidade de Brasília; Amanda Araújo Souza, Universidade de Brasília; Jéssica de Sá Guimarães Peixoto, Universidade de Brasília; Caio de Oliveira Gorgulho Silva, Universidade de Brasília; LARISSA ANDREANI CARVALHO, CNPAE; THAIS DEMARCHI MENDES, CNPAE; LEONARDO FONSECA VALADARES, CNPAE; PATRICIA VERARDI ABDELNUR, CNPAE; Fabrício Machado Silva, Universidade de Brasília; SILVIA BELEM GONCALVES, CNPAE; DASCIANA DE SOUSA RODRIGUES, CNPAE; THAIS FABIANA CHAN SALUM, CNPAE; MONICA CARAMEZ TRICHES DAMASO, CNPAE; LEIA CECILIA DE LIMA FAVARO, CNPAE.
Ano de publicação: 2020
Referência: In: ENCONTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA EMBRAPA AGROENERGIA, 6., 2020, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2020.
Páginas: p. 215-223
Conteúdo: As expansinas são proteínas encontradas em diferentes organismos e especialmente em plantas. Elas estão envolvidas em vários processos e atuam no rompimento das ligações não covalentes entre as microfibrilas de celulose por um mecanismo não enzimático, levando ao afrouxamento e extensão da fibra. Elas têm sido investigadas como um aditivo na sacarificação de lignocelulose e para modificação das propriedades físicas da celulose, entre outras aplicações (papel e celulose, rações, têxtil). Ainda não há expansinas de plantas comercialmente disponíveis, em parte devido à dificuldade de produção heteróloga dessas proteínas. Assim, é necessário viabilizar a produção recombinante de expansinas de plantas em microrganismos em quantidade suficiente para aplicações diversas. O objetivo deste trabalho foi produzir heterologamente duas novas expansinas de cana-de-açúcar e caracterizá-las funcionalmente. As expansinas SacEXP4 (beta-expansina) e SacEXP7 ( alfa-expansina) foram produzidas por Pichia pastoris alfa-33 e o extrato proteico dialisado e concentrado contendo as expansinas foi aplicado em testes de sacarificação de bagaço de cana pré-tratado pelo método organosolv e em testes de extensibilidade de fibras de papel filtro. A beta-expansina SacEXP4 apresentou um efeito positivo na liberação de açúcar redutor total na sacarificação de bagaço organosolv com celulase comercial, porém esse efeito foi similar ou menor do que o efeito de uma proteína de sacrifício tal como BSA. As expansinas recombinantes SacEXP4 e SacEXP7 têm a capacidade de romper as ligações de hidrogênio do substrato em pH 4,8 a 30°C. A redução da força tênsil da celulose do papel filtro foi mais pronunciada para a beta-expansina SacEXP4 e foi semelhante ao controle positivo (ureia 8M). As expansinas recombinantes SacEXP4 e SacEXP7 são ativas e podem ser aplicadas (conforme testado) sem a necessidade de purificação, para diminuir a resistência à tração de fibras de celulose, como as que compõem o papel filtro ou outros tipos de materiais celulósicos.
Thesagro: Hidrolise
NAL Thesaurus: Saccharum
Pichia pastoris
Palavras-chave: Expansinas
Komagataella phaffii
Hidrólise enzimática
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produc807a771o-hetero769loga-e-caracterizac807a771o-2020.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace