Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127866
Título: Análise termogravimétrica do carvão de Bambusa tuldoides.
Autoria: OLIVEIRA, I. H. S.
BIERHALS, D. F.
MIURA, A. K.
GUARINO, E. de S. G.
Afiliação: ISIS HELENA S. OLIVEIRA, UFPEL; DAIANA FONSECA BIERHALS, UFPEL; ADALBERTO KOITI MIURA, CPACT; ERNESTINO DE SOUZA GOMES GUARINO, CPACT.
Ano de publicação: 2020
Referência: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL, 10., 2020; CONGRESSO INTERNACIONAL DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL, 7., 2020. Anais.
Conteúdo: Diferentes espécies de bambu têm possibilidade de se tornar viaveis tecnicamente para a produção de carvão vegetal, por possuir semelhanças com as madeiras utilizadas para o mesmo fim. Existem três razões principais que contribuem para o sucesso de carvão de bambu no comércio internacional: o bambu cresce mais rápido e tem uma rotação mais curta em comparação com diferentes espécies de árvores. A termogravimetria (TGA) ou análise termogravimétrica fornece informações acerca da composição e estabilidade térmica, sendo uma técnica de análise térmica quantitativa. A metodologia adotada foi manter a temperatura ambiente de 1000 ºC, com taxa de aquecimento de 10ºC por minuto e vazão de 1 litro de gás nitrogênio por minuto. Observou-se que o carvão apresentou um grande potencial para a geração de energia limpa, se tornando uma opção de energia economicamente viável.
Thesagro: Bambu
Carvão
Carvão Vegetal
Notas: SIMBRAS. Evento on-line, 16 a 18 de setembro de 2020.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPACT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANAIS-SIMBRAS-2020-PARTE-8-PAG-447-450.pdf396,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace