Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1128864
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorGERHARDT, J.
dc.contributor.authorRODRIGUES, T. O.
dc.contributor.authorSUGAWARA, E. T.
dc.contributor.authorSILVA, D. A. L.
dc.contributor.authorMATSUURA, M. I. da S. F.
dc.contributor.authorBRAGA, T. E. N.
dc.contributor.authorUGAYA, C. M. L.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, A. de S.
dc.date.accessioned2020-12-31T09:03:29Z-
dc.date.available2020-12-31T09:03:29Z-
dc.date.created2020-12-30
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationIn: INTERNATIONAL CONFERENCE ON LIFE CYCLE ANALYSIS, 8., 2019, Cartago. LCA for global competitiveness: proceedings. Cartago: Red Iberoamericana de Ciclo de Vida, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1128864-
dc.descriptionResumo: O guia Qualidata foi elaborado para estabelecer um formato padronizado para os inventários submetidos ao Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida ? SICV Brasil e garantir consistência, credibilidade e transparência da informação disponibilizada. Como o guia surgiu após o lançamento do SICV, há inventários que não passaram pela verificação dos requisitos. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar a adequação ao propósito do Guia pela aplicação deste aos conjuntos de dados já submetidos ao SICV e também aos inventários submetidos após o lançamento do guia, para verificação do efeito deste sobre a qualidade dos estudos. Para este trabalho, foram analisadas duas amostras, uma com 7 inventários pré-Qualidata e outra com 7 inventários pós-Qualidata. As amostras foram submetidas a uma revisão de requisitos do guia Qualidata. Ao final da análise, foi possível identificar quais requisitos foram plenamente ou não atendidos. A parte da amostra referente aos inventários pré-Qualidata, teve em média 50% dos requisitos obrigatórios atendidos e 25% dos recomendados atendidos. Nos inventários pós-Qualidata, em média, o atendimento aos requisitos obrigatórios alcançou 67%, e os recomendados 44%. Portanto, o estudo mostrou que houve um aumento de 38% do atendimento aos requisitos obrigatórios e de 76% para os recomendados, demonstrando claramente que ao adotar a avaliação dos conjuntos de dados pelo guia Qualidata, têm-se uma maior padronização desses inventários.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInventários
dc.subjectACV
dc.subjectSICV Brasil
dc.subjectGuia Qualidata
dc.subjectAvaliação do ciclo de vida
dc.titleAvaliação do Guia Qualidata como um instrumento de verificação de requisitos mínimos de qualidade para inventários de produtos brasileiros.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroQualidade
dc.subject.thesagroProdução Agrícola
dc.subject.nalthesaurusLife cycle inventory
dc.subject.nalthesaurusLife cycle assessment
dc.format.extent2p. 103-108.
riaa.ainfo.id1128864
riaa.ainfo.lastupdate2020-12-30
dc.contributor.institutionJULIANA GERHARDT, IBICT; THIAGO OLIVEIRA RODRIGUES, IBICT; EDUARDO TOSHIO SUGAWARA, Sense-Lab; DIOGO APARECIDO LOPES SILVA, UFSCar; MARILIA IEDA DA S F MATSUURA, CNPMA; TIAGO E NUNES BRAGA, IBICT; CÁSSIA MARIA LIE UGAYA, UTFPR; ADRIANA DE SOUZA OLIVEIRA, IBICT.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Folegatti-Avaliacao-guia-2020.pdf144.07 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace