Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138081
Título: Atividade antibacteriana de nanopartículas de prata de Trichoderma sobre Aeromonas spp. provenientes de piscicultura.
Autoria: COELHO, K. W. dos S. A.
Afiliação: KELVEN WLADIE DOS SANTOS ALMEIDA COELHO, Coorientadora: Dra. Cheila de Lima Boijink, CPAA.
Ano de publicação: 2020
Referência: 2020.
Páginas: 64 f.
Conteúdo: A nanociência estuda fenômenos que ocorrem em escala nanométrica. A nanotecnologia por sua vez é a aplicação da nanociência na obtenção e estudo de materiais nanométricos. Dentre estes nanomateriais, estão as nanopartículas de prata que possuem as mais diversas aplicações, sendo a atividade antimicrobiana a mais comumente difundida em tempos onde a resistência antimicrobiana é considerada um problema grave. Estas nanopartículas podem ser obtidas a partir de síntese química, física e biológica, sendo esta última mais vantajosa se compararmos com as demais pois é considerada ecologicamente correta por ser menos poluente e de baixo custo. Este estudo teve como objetivo avaliar o potencial de quatro linhagens de Trichoderma em biossintetizar nanopartículas de prata.
Palavras-chave: Nanotecnologia
Miconanotecnologia
Notas: Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Recursos Pesqueiros) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus. Orientador: Dr. Gustavo Yomar Hattori; Coorientadores: Dr. Pedro de Queiroz Costa Neto; Dra. Cheila de Lima Boijink; Dr. José Odair Pereira.
Tipo do material: Teses
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao-KelvenCoelho-PPGCARP.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace