Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1139351
Título: Concentração de açafrão-da-terra na fabricação de farinha de mandioca com base na caracterização e classificação.
Autoria: SENA, J. P. dos S. de
ALVARES, V. de S.
SOUZA, J. M. L. de
LAMBERTUCCI, D. M.
SANTOS, E. S. H.
SANTIAGO, A. C. C.
Afiliação: JOÃO PAULO DOS SANTOS DE SENA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac); VIRGINIA DE SOUZA ALVARES, CPAF-AC; JOANA MARIA LEITE DE SOUZA, CPAF-AC; DANIEL MOREIRA LAMBERTUCCI, CPAF-AC; ESDRAS SIVALDO HONORATO SANTOS, União Educacional do Norte (Uninorte); ANTÔNIO CLEBSON CAMELI SANTIAGO, Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio, Cruzeiro do Sul, AC.
Ano de publicação: 2021
Referência: In: SEMINÁRIO DA EMBRAPA ACRE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO, 3., 2020, Rio Branco, AC. Ciência e tecnologia na sociedade digital (edição on-line): anais. Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2021.
Páginas: p. 119-124.
Conteúdo: Com o objetivo de identificar a quantidade de açafrão-da-terra a ser adicionada na fabricação de farinha de mandioca, farinhas com diferentes concentrações foram produzidas em Cruzeiro do Sul, Acre. Os tratamentos utilizados foram: T1 = desuso de açafrão-da-terra na fabricação da farinha; T2 = 0,25% de açafrão-da-terra; T3 = 0,50% de açafrão-da-terra (média utilizada pelos produtores locais); T4 = 0,75% de açafrão-da-terra; e T5 = 1% de açafrão-da-terra. As raízes foram pesadas com casca e foi calculado o rendimento da farinha produzida. As farinhas foram classificadas e analisadas em relação à composição centesimal, teor de amido, acidez, pH, atividade de água e características de cor (L*, a*, b*). A concentração de açafrão interferiu na umidade, cinzas, acidez, pH, atividade de água e características de cor, não afetando a sua classificação. A farinha produzida com a concentração comumente utilizada pelos produtores não diferiu em termos de proteína, extrato etéreo, fibra, teor de amido, acidez e pH em comparação com a farinha sem açafrão. Entretanto, a farinha com 0,5% apresentou um teor de umidade e cinzas maior, bem como uma coloração mais amarelada e mais escura do que a farinha sem açafrão.
Thesagro: Mandioca
Manihot Esculenta
Farinha
Qualidade
Produção
Açafrão
Curcuma Longa
Propriedade Físico-Química
NAL Thesaurus: Cassava flour
Food quality
Statistical analysis
Food production
Physicochemical properties
Palavras-chave: Farinha artesanal
Harina de yuca
Producción de alimentos
Calidad de los alimentos
Propiedades fisicoquímicas
Regional do Juruá (AC)
Cruzeiro do Sul (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Série: (Embrapa Acre. Eventos técnicos & científicos, 3).
Notas: Editores: Virgínia de Souza Álvares, Fabiano Marçal Estanislau.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
27285.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace