Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146215
Title: Uso do bioestimulante syncron(r) na indução da brotação de macieiras "Baigent".
Authors: TISSOT, L. da S.
HAWERROTH, F. J.
VARGAS, M. B. de
PAIM, L. S.
CARDOSO, R. P.
FERREIRA, B. R.
Affiliation: LORENZO DA SILVA TISSOT, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL; FERNANDO JOSE HAWERROTH, CNPUV; MAURÍCIO BORGES DE VARGAS, INSTITUTO FEDERAL TECNOLÓGICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL; LEONARDO SOLDATELLI PAIM, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; RUBENS PORTELLA CARDOSO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL; BRENDA REIS FERREIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL.
Date Issued: 2022
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 27.; ENCONTRO NACIONAL SOBRE FRUTICULTURA DE CLIMA TEMPERADO, 17., 2022, Florianópolis, SC. Anais... + Ciência + Saúde. Florianópolis, SC: Epagri, 25 a 29 abril de 2022.
Pages: p. 429-432.
Description: As condições climáticas na região de Vacaria/RS não proporcionam o acúmulo satisfatório de frio na maioria dos anos para macieiras ?Baigent? (grupo Gala). Com isso, essa frutífera apresenta brotação deficiente, o que afeta tanto a produção no ano em questão, quanto em anos posteriores (EREZ, 2000; PETRI; LEITE, 2004; PETRI et al., 2021). Isso se deve ao fato de que as gemas terminais exercem dominância sobre as gemas axilares, resultando num maior crescimento vegetativo em detrimento da produção de estruturas reprodutivas, nas gemas axilares, para os anos seguintes (PETRI; LEITE, 2004). Somado a este fato, a utilização de telas antigranizo propicia um microclima local que intensifica o crescimento dos ramos, principalmente na porção superior da copa, fortalecendo ainda mais a dominância apical.
Keywords: Macieira
Macieira "Baigent"
Bioestimulante
Brotação de macieira
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
429Enfruteanais2022.pdf124.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace