Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146411
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorVASCONCELOS, L. F. L.
dc.contributor.authorCARNEIRO, J. da S.
dc.contributor.authorSILVA, P. H. S. da
dc.contributor.authorATHAYDE SOBRINHO, C.
dc.contributor.authorARAUJO, E. C. E.
dc.contributor.authorARAÚJO, F. A. S.
dc.date.accessioned2022-10-31T05:55:58Z-
dc.date.available2022-10-31T05:55:58Z-
dc.date.created2022-09-13
dc.date.issued2000
dc.identifier.citationIn: SOUZA, V. A. B. de; COELHO, E. F. (org.). Tecnologias para produção em solos arenosos de tabuleiros costeiros do Meio-Norte. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2000. p. 353-407.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146411-
dc.descriptionO gênero Citrus, pertencente à família Rutaceae, abrange várias espécies que produzem frutos de grande valor alimentício, saborosos e ricos em óleos essenciais. Dentre essas espécies, a laranjeira (Citrus sinensis (L.) Osbeck) é a mais importante e a de maior valor comercial, compreendendo cerca de dois terços da produção total de cítricos no mundo. No Brasil, efetuou-se a introdução de citros por volta de 1540, na Bahia, e daí disseminou-se por todo o País, especialmente para as regiões cujas condições edafoclimáticas se mostravam apropriadas ao seu cultivo. Nos últimos anos, a citricultura brasileira assumiu papel de destaque como fator de desenvolvimento econômico e social. Atualmente, o Brasil é um dos principais países produtores delaranja e o maior exportador de suco concentrado congelado. O Estado de São Paulo, maior produtor brasileiro de laranja, responde por cerca de 80% da produção nacional. A participação do Nordeste na produção brasileira de laranja é de cerca de 9%, destacando-se Sergipe e Bahia, situados entre os principais produtores. No Piauí, a produção de laranja, em 1994, foi de 125,44 milhões de frutos, com uma área colhida de 1.119 ha. Contudo, a participação do Estado na produção nordestina de laranja foi apenas de 1,5%. Por outro lado, o Estado apresenta o segundo maior rendimento médio nacional, com 112.101 frutos.ha-1, superando estados tradicionalmente produtores de laranja. Essa produtividade média elevada indica que o Piauí apresenta alto potencial para o cultivo de laranja, bem como de outras espécies cítricas, como o limão 'Tahiti' e os pomelos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleCultura da laranjeira.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroLaranja
dc.subject.thesagroSistema de Cultivo
dc.subject.thesagroProdutividade
dc.subject.nalthesaurusOranges
dc.subject.nalthesaurusFarming systems
dc.subject.nalthesaurusFruit yield
riaa.ainfo.id1146411
riaa.ainfo.lastupdate2022-10-28
dc.contributor.institutionLUCIO FLAVO LOPES VASCONCELOS, CPAMN; JOCICLÉR DA SILVA CARNEIRO, Aposentada, Embrapa Meio-Norte.; PAULO HENRIQUE SOARES DA SILVA, CPAMN; CANDIDO ATHAYDE SOBRINHO, CPAMN; EUGENIO CELSO EMERITO ARAUJO, CPAMN; FLÁVIA ADRIANA SERRA ARAÚJO, Bolsista, Embrapa Meio-Norte.
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CPAMN)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TecnologiaProducaoSolosArenososCap9Laranjeira.pdf2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace