Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVASCONCELOS, L. F. L.
dc.contributor.authorCARNEIRO, J. da S.
dc.contributor.authorSILVA, P. H. S. da
dc.contributor.authorATHAYDE SOBRINHO, C.
dc.contributor.authorARAUJO, E. C. E.
dc.contributor.authorARAÚJO, F. A. S.
dc.date.accessioned2022-10-31T05:55:58Z-
dc.date.available2022-10-31T05:55:58Z-
dc.date.created2022-09-13
dc.date.issued2000
dc.identifier.citationIn: SOUZA, V. A. B. de; COELHO, E. F. (org.). Tecnologias para produção em solos arenosos de tabuleiros costeiros do Meio-Norte. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2000. p. 353-407.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1146411-
dc.descriptionO gênero Citrus, pertencente à família Rutaceae, abrange várias espécies que produzem frutos de grande valor alimentício, saborosos e ricos em óleos essenciais. Dentre essas espécies, a laranjeira (Citrus sinensis (L.) Osbeck) é a mais importante e a de maior valor comercial, compreendendo cerca de dois terços da produção total de cítricos no mundo. No Brasil, efetuou-se a introdução de citros por volta de 1540, na Bahia, e daí disseminou-se por todo o País, especialmente para as regiões cujas condições edafoclimáticas se mostravam apropriadas ao seu cultivo. Nos últimos anos, a citricultura brasileira assumiu papel de destaque como fator de desenvolvimento econômico e social. Atualmente, o Brasil é um dos principais países produtores delaranja e o maior exportador de suco concentrado congelado. O Estado de São Paulo, maior produtor brasileiro de laranja, responde por cerca de 80% da produção nacional. A participação do Nordeste na produção brasileira de laranja é de cerca de 9%, destacando-se Sergipe e Bahia, situados entre os principais produtores. No Piauí, a produção de laranja, em 1994, foi de 125,44 milhões de frutos, com uma área colhida de 1.119 ha. Contudo, a participação do Estado na produção nordestina de laranja foi apenas de 1,5%. Por outro lado, o Estado apresenta o segundo maior rendimento médio nacional, com 112.101 frutos.ha-1, superando estados tradicionalmente produtores de laranja. Essa produtividade média elevada indica que o Piauí apresenta alto potencial para o cultivo de laranja, bem como de outras espécies cítricas, como o limão 'Tahiti' e os pomelos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleCultura da laranjeira.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroLaranja
dc.subject.thesagroSistema de Cultivo
dc.subject.thesagroProdutividade
dc.subject.nalthesaurusOranges
dc.subject.nalthesaurusFarming systems
dc.subject.nalthesaurusFruit yield
riaa.ainfo.id1146411
riaa.ainfo.lastupdate2022-10-28
dc.contributor.institutionLUCIO FLAVO LOPES VASCONCELOS, CPAMN; JOCICLÉR DA SILVA CARNEIRO, Aposentada, Embrapa Meio-Norte.; PAULO HENRIQUE SOARES DA SILVA, CPAMN; CANDIDO ATHAYDE SOBRINHO, CPAMN; EUGENIO CELSO EMERITO ARAUJO, CPAMN; FLÁVIA ADRIANA SERRA ARAÚJO, Bolsista, Embrapa Meio-Norte.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TecnologiaProducaoSolosArenososCap9Laranjeira.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace